O investimento em pesquisas que impactem de forma positiva os esportes de alto rendimento foi tema de debate em um encontro promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), que é vinculada à Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A agenda, que reuniu representantes do Conselho Estadual de Esporte e Lazer, nesta quinta-feira (26), no Parque Tecnológico, serviu para detalhar as oportunidades do Edital Incite 2, da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), que tem investimento recorde de R$ 43 milhões para a criação de novos Institutos de Ciência, Tecnologia e Inovação
Presente no encontro, o chefe de gabinete da Secti, Marcius Gomes, destaca o esforço do Governo do Estado em pensar políticas públicas que abranjam as mais diversas áreas do conhecimento. “A pauta do esporte ganha importância no sentido de que a gente precisa fortalecer esse grande ecossistema que envolve pesquisadores da área da educação física, nutrição, fisioterapia, área de saúde como um todo, terapeuta ocupacional”, lista. “Essa agenda reconhece a pauta histórica de um Conselho que discute as políticas públicas do esporte dentro do estado”, reforça.
Para o diretor Geral da Sudesb, Vicente Neto, ações transversais que envolvem diferentes instâncias de governo servem para otimizar os investimentos do Estado. “É a orientação do governador Jerônimo Rodrigues, a busca de ações transversais entre as secretarias para otimizar o investimento e garantir a participação coletiva”, diz. Neto lembra a importância de incluir o segmento em um edital como o Incite 2. “Um edital concretizado dessa forma, na área da alta performance, é a primeira vez. É do interesse do Conselho e dos seus integrantes que essa parceria dê certo e que seja o primeiro de muitos editais”.
Parceiro da Secti em diversas ações, o secretário da Setre, Davidson Magalhães, ressalta a sinergia entre as pastas. “Temos tido uma parceria muito afinada com a Secti em ações como qualificação de mão de obra para a área de TI e no desenvolvimento do empreendedorismo. Agora, a parceria também no esporte para melhorar treinos, indicadores e performance dos nossos atletas. Esse edital é um estímulo a pesquisadores da Bahia para que façam um esforço no sentido de desenvolver novas tecnologias para o esporte, especialmente o de alto rendimento”.
Responsável por tirar dúvidas das pessoas que participaram do encontro, o diretor de Assuntos Estratégicos da Secti, Sócrates Santana, reforça que os Incites têm como principal objetivo apoiar atividades de pesquisa de alto impacto científico, tecnológico e/ou social em áreas estratégicas ou na fronteira do conhecimento que visem à busca de solução de problemas estaduais e o desenvolvimento regional. Santana convida pesquisadores para conhecerem os detalhes do edital e as áreas abrangidas. “Além do Esporte, o edital contempla outros segmentos, como, por exemplo, Mudanças Climáticas, Economia circular, Educação básica, Segurança pública, Inteligência artificial e Bioeconomia. O edital completo com os requisitos, bem como cronograma, está disponível no site da Fapesb”.
Fonte: Ascom/Secti