Com o tema “Avaliação de impacto de políticas públicas: conectando saberes”, o Encontro Baiano de Estatística (Ebest) chega à nona edição, com o objetivo de promover o avanço das práticas em estatística e ciência de dados na avaliação de políticas públicas. O evento acontece de 16 a 18 de outubro, com atividades online e presenciais. As inscrições estão abertas no site ebest.sei.ba.gov.br. A participação é gratuita.
O Ebest é realizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em parceria com o Departamento de Estatística da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e o Conselho Regional de Estatística da 5ª Região (Conre 5).
O tema deste ano conecta a pesquisa acadêmica em estatísticas e ciência de dados às demandas atuais do mercado, em especial à necessidade do Estado em avaliar os efeitos de suas políticas públicas. O evento é voltado a profissionais e estudantes da área, assim como gestores públicos que desejam conhecer melhor as metodologias aplicadas à avaliação de impacto.
Programação
O IX Ebest será realizado de forma híbrida. O evento promoverá minicursos online nos dias 16 e 17 de outubro, das 18h às 20h, no canal do YouTube/SEIBAHIA. E na tarde do dia 18, a partir das 13h, o encontro presencial acontecerá no auditório da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Os temas dos minicursos online são “Inferência causal com séries temporais e aprendizado de estrutura”, com Diego Nascimento, professor do Departamento de Matemática da Universidad de Atacama, Chile; e “Inferência causal com Python”, com Matheus Facure, Staff Data Scientist no Nubank, São Paulo.
No terceiro dia (18), serão apresentadas palestras de profissionais e pesquisadores renomados no estado. A palestra de abertura será feita pelo professor emérito da Ufba Maurício Barreto, pesquisador sênior da Fiocruz e coordenador-geral do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs). O encontro agrega, ainda, representantes do Departamento de Estatística, do Instituto de Saúde Coletiva e da Faculdade de Economia da Ufba. A tarde será encerrada com um coquetel e exposição dos pôsteres selecionados.
Todo o evento terá transmissão online pelo canal https://www.youtube.com/@SEIBAHIA.