Calistenia é um conjunto de exercícios físicos nos quais se usa o peso do próprio corpo, podendo adicionar ou não peso extra. Mas, além do próprio corpo, atletas da Bahia também estão carregando o peso de suas medalhas conquistadas no Bopgames, evento multiesportivo, que aconteceu em Belo Horizonte, no último fim de semana.
Dos 12 atletas que integraram a delegação baiana, quatro alcançaram o pódio no evento. No Street Workout Free Style, Luan Coelho alcançou o 1º lugar no intermediário masculino e Lucas Vinícius terminou em 2º. Já Cláudia Magalhães conquistou a 3ª colocação no iniciante feminino, e Gabriel Cruz levou o 3º no iniciante masculino. Além disso, outros seis nomes chegaram às semifinais da competição.
O presidente da Federação Baiana de Calistenia, Paulo Jr, comenta os resultados alcançados pela delegação. “É com enorme orgulho desses atletas que podemos dizer que a delegação baiana alcança pódio em três das quatro categorias disputadas, preenchendo quatro das 12 possíveis colocações. Toda a garra, determinação dos atletas e o apoio mútuo fortaleceram nossa equipe e permitiram esse grande feito”, afirma.
Outro ponto positivo do evento, de acordo com a vice-presidente da federação, Aline Sena, foi o ganho de experiência. “Além das conquistas, o evento proporcionou uma rica troca de experiências com atletas de vários estados, como São Paulo, Brasília e Minas Gerais, fortalecendo ainda mais o espírito esportivo e o desenvolvimento da calistenia na Bahia”, pontua.
Essa delegação vencedora viajou com ônibus concedido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O transporte atendeu atletas de várias cidades da Bahia, como Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari (Abrantes e Jauá) Santo Antônio de Jesus e Santa Inês. “O apoio da Sudesb foi fundamental para garantir a participação dos baianos, que, ao perceberem a oportunidade, intensificaram seus treinos”, ressalta Paulo Jr.
Fonte: Ascom/Sudesb