Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (23), na sede da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a autarquia estadual confirmou o apoio à segunda edição do Suba Forte, evento de ciclismo que segue os moldes do tradicional Suba 100. Na edição deste ano, os ciclistas poderão conhecer as paisagens do destino turístico de Praia do Forte, em Mata de São João, entre os dias 9 e 10 de novembro.
Com as largadas acontecendo no cartão-postal do Castelo Garcia D’Ávila, a competição de mountain bike XCM acontece depois de quatro anos, quando teve sua primeira edição no final de 2020. O presidente da Federação Baiana de Ciclismo (FBC), Oscar Schmidt, contou a alegria de desenvolver a modalidade pelo estado, utilizando do potencial turístico das regiões, assim como o Suba 100 gerou nas cidades de Santa Terezinha e Castro Alves.
“O Suba 100 já tem esse apelo turístico. Agora, com o Suba Forte em Praia do Forte, mantém essa característica porque os apaixonados pelo mountain bike também são apaixonados por viajar. Então, é um potencial incrível do ciclismo dentro do turismo. A gente, que chegou numa cidade pequenininha chamada Santa Terezinha, mudamos a cara da cidade. É claro que Praia do Forte já tem outro tipo de apelo, outro tipo de turismo, mas a gente vem para também poder contribuir e ajudar”, explica.
O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, acrescenta que pulverizar as ações do turismo esportivo é algo que a autarquia estadual busca: “já trabalhos com esse turismo esportivo por diversas regiões da nossa Bahia, que nos encanta, baianos, e também quem vem de fora, com suas belezas naturais tanto na Chapada, quanto na costa, no São Francisco, dentre outros pontos, até históricos. Em Praia do Forte, não será diferente. Uma região já muito conceituada no turismo, que terá, com certeza, esse incremento do vetor esporte na sua economia durante os dias de competição, porque esporte é turismo e economia”.
Com a expectativa de mil competidores, sendo 600 no ciclismo MTB e 400 na corrida, Oscar agradeceu ao apoio frequente da Sudesb nas competições da modalidade no estado. “É mais uma confirmação da atuação da Sudesb no desenvolvimento do esporte na Bahia com diferentes modalidades. No ciclismo, o apoio é algo surreal e de longa duração, que mudou a realidade do ciclismo da Bahia”, finaliza.
A programação inicia no sábado (9), com a largada do Suba Running às 8h para os percursos de 5km, 10km e 15km. Já no domingo (10), a largada do Suba Forte de ciclismo será às 8h para todas as categorias nos percursos de 70km e 40km. As inscrições já estão abertas e sendo realizadas através deste link.
Fonte: Ascom/Sudesb