Jovens, estudantes de escolas públicas e a população que transitou, na sexta-feira (20), no Centro Administrativo da Bahia, vivenciaram um momento de muito conhecimento e reflexão sobre a necessidade de proteger o meio ambiente, quando tiveram a oportunidade de adotar mudas de árvores nativas dos biomas brasileiros. A ação, chamada de Blitz Verde: “Um futuro sustentável a gente planta hoje”, faz parte da agenda em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, promovida pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema)
Em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb) e a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), ao longo do dia, servidores da Sema e do Inema distribuíram 500 mudas de espécies nativas, como Pau-Brasil, Ipê-Amarelo, Ipê-Rosa, Pata de Vaca, Cedro, Jenipapeiro, Ingá e muitas outras, além de realizarem um plantio coletivo de árvores na área central da 6ª Avenida do CAB. Um ponto de distribuição foi montado para atender pedestres e ocupantes de veículos, que eram orientados sobre cada espécie e suas características essenciais para a vida no planeta.
O secretário da Sema, Eduardo Mendonça Sodré Martins, parabenizou a todos os envolvidos na ação e reforçou o compromisso do Governo da Bahia com a educação ambiental e a promoção de práticas sustentáveis. “O evento é um convite à reflexão sobre nosso papel na preservação do meio ambiente e um importante passo na direção de um futuro mais sustentável, especialmente no contexto dos grandes centros urbanos, a exemplo da cidade de Salvador”.
O gestor acrescentou: “pequenas ações, somadas, tem um impacto significativo, cada árvore plantada contribui para a manutenção do equilíbrio ecológico, a regular o clima, pois absorvem dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases causadores do efeito estufa, e liberam oxigênio, sendo as principais aliadas na proteção dos ecossistemas e na luta contra os efeitos das mudanças climáticas”, ressaltou.
Parceira da iniciativa, a chefe de gabinete da SAEB, Tatiane Pereira, destacou a importância de ações transversais de educação ambiental. “Trouxemos nossa experiência com o projeto Plante seu Futuro, estamos aqui para mostrar que só com o trabalho conjunto, entre as secretarias de Estado e a sociedade baiana, conseguiremos alcançar a sustentabilidade e garantir a qualidade de vida dessa e das futuras gerações”.
A diretora-geral da Sema, Daniella Fernandes, apresentou os objetivos da Blitz Verde. “Uma ação pensada para unir os servidores e sensibilizar toda a população, fortalecendo essa rede de protetores e agentes ambientais, com destaque para o empenho dos nossos jovens do Programa ECOguardiões, formado por estagiários e colaboradores do programa Primeiro Emprego que estão sendo capacitados para exercerem e difundirem práticas sustentáveis em suas comunidades. Hoje restauramos, com plantio de diversas árvores, uma importante área que trará benefícios ecológicos e de bem-estar para os trabalhadores do CAB e moradores do bairro de Sussuarana. Por isso digo que plantar árvores é celebrar a vida”.
A atividade contou com a adesão de moradores e trabalhadores da região, que fizeram fila para pegar as mudas. “Fiquei curioso quando vi a movimentação e fui saber do que se tratava, quando cheguei fui apresentado aos vários tipos de plantas, nem lembrava que estávamos na véspera do Dia da Árvore. Gostei muito, peguei uma muda de pitangueira”, relatou o funcionário público, Márcio Conceição.
Também estiveram presentes e apoiaram a atividade a comandante da Coppa, MAJ PM Érica Patrícia Santos Silva e o superintendente de Patrimônio da Saeb, Hemerson Cardoso Guimarães.
Jovens guardiões do futuro
A diretora-geral do Inema, Maria Amélia Lins, ressaltou: “o Dia da Árvore nos lembra de nossa responsabilidade com o presente e as futuras gerações, estava ontem em um importante fórum sobre mudanças climáticas e hoje estamos aqui, reunidos, para semear a vida e trazer mais pessoas para essa caminhada de reflorestamento e conservação das áreas verdes da nossa cidade”.
O estudante e participante do Programa ECOguardiões da Sema, Kaique da Anunciação, de 17 anos, não escondeu a emoção e o entusiasmo em fazer parte da atividade. “Eu acredito que esse momento de plantio de árvores seja bastante importante para toda a sociedade. E como ECOguardião, eu tenho até um apreço maior e uma atenção maior por esse momento, pois sei as melhorias e atribuições que uma árvore pode dar para o meio em que ela será plantada”.
Cuidando do presente
O especialista e representante da Associação Pré-Sindical dos Servidores do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ascra), Maurício Lima, esteve na solenidade e enalteceu o trabalho dos servidores e colaboradores da Sema e do Inema nas suas atividades cotidianas de execução das política públicas ambientais. “Estou aqui representando os servidores dessas instituições que exercem um trabalho essencial para a conservação da nossa biodiversidade. As árvores não atuam somente para a melhoria da paisagem de um ambiente, elas são importantes reguladoras da temperatura, irradiação solar, umidade e da poluição do ar, além de manter o solo permeável e essa capacidade de absorção de água é fundamental para evitar enchentes e na manutenção dos corpos hídricos”, explicou.
No Brasil, o Dia da Árvore é comemorado anualmente em 21 de setembro. A data foi escolhida por coincidir com a chegada da primavera no hemisfério sul, estação que simboliza renovação e florescimento. A celebração visa conscientizar a população sobre a importância das árvores para o meio ambiente, ressaltando a necessidade da preservação das florestas e de práticas sustentáveis.
Fonte: Ascom/Sema