Pela primeira vez, na retomada dos JEB’s, a maioria dos representantes das modalidades coletivas serão de instituições de ensino públicas e do interior da Bahia. Esse é o caso do handebol, em que as equipes classificadas foram o Colégio Estadual Lomanto Junior, de Juazeiro, no masculino, e o Colégio Estadual John Kenedy, de Nova Viçosa, no feminino. Eles venceram, respectivamente, o Colégio Nobre, de Feira de Santana, no masculino, e o IFBA, de Juazeiro, no feminino.
O representante do voleibol masculino baiano também será uma escola pública do interior – o Colégio Estadual Mimoso do Oeste, de Luís Eduardo Magalhães. O time venceu o CETEP, de Juazeiro. O Colégio Maristas, de Salvador, completa a delegação do voleibol com a equipe feminina após ganhar do Colégio de Tempo integral Santo Estevão.
No basquete feminino, a Escola SEB Sartre Itaigara, de Salvador, ganhou do IFBA de Juazeiro e se classificou para a fase nacional. No masculino, a equipe classificada foi o Instituto Saber e Cultura, de Eunápolis, que venceu o Colégio Maristas, de Salvador.
As disputas de 15 a 17 anos da fase estadual no último final de semana também contaram com os títulos do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, de Juazeiro, contra o Colégio Estadual Everton de Oliveira, de Bom Jesus da Lapa, no futsal feminino; do Colégio Estadual Idalina, de Irecê, contra o Colégio Estadual Edilson freire, de Maracás, no futsal masculino; de Stefany Lorrane Coelho, do IFBA de Juazeiro, no xadrez feminino; e de Françoar Araújo, do Colégio Estadual Berilo Vilas Boas, de São José do Jacuípe, no xadrez masculino.
12 a 14 anos
Estudantes atletas de 12 a 14 anos também disputaram o título da etapa estadual dos JEB’s no último final de semana, mas os classificados para a etapa nacional, que acontece entre os dias 20 de setembro e 03 de outubro, já estavam definidos após seletiva realizada pela Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE) em julho.
No basquete, a Escola SEB Sartre Nobel, de Salvador, fez a dobradinha nos naipes masculino e feminino, após vencer, respectivamente o Colégio Estadual Gastão Assis, de Feira de Santana, e o Colégio Paulo freire, de Bom Jesus da Lapa. No voleibol, a dobradinha ficou a cargo do Colégio Militar de Salvador, que venceu o COM de Teixeira de Freitas em ambos os naipes.
O interior foi amplamente representado nas disputas do handebol, com a força do norte do estado, mais especificamente de Juazeiro. O Colégio Estadual Rotary conquistou o título masculino em cima do Colégio Estadual Afrânio Fernandes, de Ilhéus, enquanto a Escola Municipal 2 de Julho levantou o troféu contra a equipe da capital da Escola Municipal Teodoro Sampaio.
Já Caetité, no sudoeste baiano, também foi representado no futsal. O Complexo integrado de Educação de Caetité ganhou o naipe feminino contra a Escola Municipal Professora Dinorah Albernaz Mello da Silva, de Juazeiro. O campeão do futsal masculino foi a Escola SEB Sartre Itaigara, da capital, com a vitória sobre o Colégio Estadual Rui Barbosa, de Juazeiro.
No xadrez, Steffany Santos, do SESI Milton Santos, de Salvador, foi a campeã feminina, e Ian Zac, do Colégio Armando Xavier de Oliveiora, de Jacobina, foi o campeão masculino dos JEB’s, que conta com a organização da FBEE, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Fonte: Ascom/Sudesb