Ações estratégicas com foco nas relações de gênero estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), durante a 8ª Semana da Diversidade e da 21ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ da Bahia. As atividades incluem, por exemplo, rodas de diálogo com estudantes pelo Projeto “Oxe, me respeite – nas escolas!; formação voltada para professores; e atendimento na Unidade Móvel da SPM com campanha de sensibilização no Farol da Barra.
Conforme a programação, nesta quarta-feira (4), foi realizada aula inaugural do Projeto Salas de Gênero, um espaço de formação sobre gênero e suas interseccionalidades, com transmissão, ao vivo, pelo canal do Instituto Anísio Teixeira (IAT), no YouTube. Esse projeto é desenvolvido pela SPM em parceria com a Secretaria da Educação (SEC), por meio do IAT, e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), e é voltado para a formação de 500 professores da rede pública de ensino.
Ainda nesta quarta-feira (4), o Programa Oxe, me respeite – nas escolas! estará no Colégio Estadual Thales de Azevedo (CETA), às 19h. O objetivo é promover práticas educativas de prevenção às violências de gênero, contribuindo para popularizar o debate sobre a questão e sobre o empoderamento feminino nas escolas. Nestas quinta e sexta-feira (5 e 6), as equipes da SPM também estarão com o programa na Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), das 9h às 11h e das 14h às 16h.
Unidade móvel
Já no sábado (7), a Unidade Móvel da SPM estará no Farol da Barra, das 14h às 18h30, durante a Marcha do Orgulho Trans, com uma equipe multidisciplinar oferecendo serviços como atendimento psicossocial e orientação jurídica. No domingo (8), das 13h às 19h, a Unidade Móvel continuará no Farol da Barra, na 21ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ da Bahia, para atender mulheres, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, além de promover sensibilização e distribuição de materiais educativos.
Semana da Diversidade
A 8ª Semana da Diversidade, que ocorre entre 2 e 8 de setembro, conta com uma programação variada, incluindo exposições, seminários e shows, além do lançamento de obras de autores que abordam temas relacionados à diversidade e direitos humanos. O evento tem como objetivo é a promoção de direitos da comunidade LGBTQIAPN+ por meio de debates, discussões temáticas, atividades culturais, qualificação, capacitação e acesso à estrutura institucional, além de ampliar a mobilização e sensibilização da sociedade baiana para a 21ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ da Bahia que, neste ano, ocorrerá no circuito Barra-Ondina.
O evento é organizado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) e realizado pelo Governo do Estado em parceria com instituições privadas, culminando no desfile de trios elétricos e shows no Farol da Barra.
SPM na Vaquejada de Serrinha
A SPM também estará presente com a Unidade Móvel na Vaquejada de Serrinha na sexta e no sábado (6 e 7), das 19h à meia-noite, no Parque de Vaquejada Maria do Carmo, para atendimento, durante o festejo, para suporte psicossocial e orientação jurídica às mulheres.
Fonte: Ascom/SPM