A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) fez o receptivo cultural, com baianas típicas, capoeira e samba de roda, na Conferência da Diáspora Africana nas Américas, encerrada no último sábado (31), no Centro de Convenções, na Boca do Rio, em Salvador. A elaboração da Carta de Recomendações marcou o encontro, após três dias de debates sobre cinco eixos: Pan-Africanismo, Memória, Reconstrução, Reparação e Restituição. O evento reuniu delegações de 50 países e teve o apoio dos governos federal e estadual.
Ainda no sábado, o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, participou do Bon Odori, o XVI Festival da Cultura Japonesa, realizado no Parque de Exposições de Salvador, com o patrocínio do Governo do Estado. A festa nipônica ofereceu música, dança, gastronomia, lutas marciais e workshops, reunindo cerca de 80 mil baianos e turistas, de sexta-feira (30) a domingo (1º).
Fechando o domingo, na capital, o secretário prestigiou a Festa do Caboclo Marujo, na Feira de São Joaquim, com a participação de comerciantes e adeptos do candomblé. A manifestação integrou as ações do projeto Agô Bahia, desenvolvido pela Setur-BA, para a valorização das religiões de matriz africana e incremento do afroturismo.
“A Bahia mostrou, mais uma vez, que é destaque no turismo de eventos, que são captados pelo Governo do Estado, em parceria com os mais diversos segmentos da sociedade. Nossa agenda segue nesse apoio a iniciativas que movimentam atividades turísticas, na capital e no interior, até o final do ano”, pontuou Bacelar.
Ecoturismo
No último fim de semana, a Setur-BA também incentivou o ecoturismo no interior. Na zona turística Caminhos do Sudoeste, o 10º Pedal da Independência levou dois mil ciclistas ao município de Iguaí. Competidores da Bahia, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais fizeram o percurso de 25 quilômetros, passando por balneários e pela Cachoeira do Dino. O evento gerou 100% de ocupação hoteleira no destino. Na mesma região, a 24ª Cavalgada da Associação dos Pequenos Produtores Rurais, em Santa Cruz da Vitória, reuniu mais de mil pessoas, que celebraram a cultura sertaneja.
Fonte: Ascom/Setur-BA