Após um parto humanizado, repleto de carinho e cuidado, a Maternidade Regional de Camaçari (MRC), unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf-SUS), deu as boas-vindas, no último sábado (30), a Maitê Melgaço, a bebê de número oito mil nascida na unidade. Filha da operadora de caixa Emanuelle Oliveira, de 35 anos, a pequena veio ao mundo com 48 centímetros, 3.180 kg, e através de um parto normal realizado na banqueta vertical – equipamento que permite que a mulher permaneça sentada com os pés no chão, fazendo com que os músculos do assoalho pélvico fiquem mais relaxados, facilitando o nascimento do bebê.
Coordenadora de enfermagem da MRC, Itana Sena explica que, através da banqueta, a gestante consegue melhor estabilidade. “É um banco simples, mas suficiente para garantir esse conforto à mulher. No nascimento, em condições saudáveis, é possível que a parturiente abrace o seu filho ainda ligado ao cordão umbilical, favorecendo o vínculo entre mãe e bebê”, afirma.
Diretora da Maternidade de Camaçari, Gisélia Pinheiro ressalta que, durante todo o processo, a gestante pôde contar com a presença de sua mãe, garantindo mais tranquilidade e confiança. “A chegada de Maitê foi ainda mais especial pela simbologia do bebê oito mil. No parto, mãe e bebê puderam contar com acompanhante presente na sala de parto, clampeamento oportuno do cordão umbilical, contato pele a pele imediato e amamentação na primeira hora de vida. Ficamos muito felizes com mais essa marca para a Maternidade Regional de Camaçari”, comemora.
Humanização no cuidado
A Maternidade Regional de Camaçari atende tanto por regulação, via Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), quanto por demanda espontânea, realizando todos os procedimentos de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e sendo referência para parto de risco habitual e alto risco de gestantes residentes em Camaçari, Conde, Dias D’ávila, Mata de São João, Pojuca e Simões Filho. A unidade conta com 105 leitos, sendo 56 de obstetrícia; 08 de gestação de alto risco; 04 de cirurgia ginecológica; 04 de cirurgia plástica; 08 de neonatologia clínica; 10 de UTI neonatal; 10 UCI convencional; e 05 de UCI Canguru.
Fonte: Ascom/Fesf-SUS