Após marcar presença nas Olimpíadas de Paris com Raoni Oliveira, a TVE, agora, garante, de forma inédita, a produção de conteúdos exclusivos, também, das Paralimpíadas. O maior evento do paradesporto mundial acontece de 28 de agosto a 8 de setembro, em Paris, e terá como correspondente a jornalista Juliana Lisboa.
O Brasil é uma potência esportiva nos Jogos Paralímpicos, e a TVE será a única emissora baiana com um repórter no evento este ano, reafirmando o compromisso com a promoção da diversidade e da inclusão. Com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Juliana estará em solo francês fazendo entradas ao vivo durante os programas TVE Revista, de segunda a sexta-feira, às 12h; TVE Notícias, de segunda a sexta-feira, às 18h30; no TVE Esporte, nas segundas-feiras, às 19h, e também nas redes sociais.
Esta edição dos Jogos Paralímpicos conta com 185 delegações competindo em 22 modalidades esportivas, e o Brasil leva 280 atletas, marcando a maior delegação brasileira para uma edição dos jogos em território internacional. A cobertura da TVE dará destaque à delegação baiana no evento, que conta com sete paratletas representando a Bahia.
A maratonista Edneusa de Jesus Santos, de Salvador, disputa a o atletismo T12, enquanto Samira da Solva Brito, de Juazeiro, compete nos 100 e 200 metros do atletismo T36. Evânio Rodrigues da Silva, de Cícero Dantas, que foi prata nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, compete no halterofilismo. Já Márcio Borges dos Santos, natural de Cruz das Almas, integra a equipe do vôlei sentado.
O futebol para cegos conta com a presença de três baianos: Cássio Lopes, de Ituberá; Jeferson Gonçalves, de Candeias, e que foi eleito o melhor jogador do mundo na categoria em 2010; e Maicon Júnior, de Maraú, que compete no evento pela segunda vez. O Brasil é o maior medalhista no futebol em Paralimpíadas, e este ano a seleção busca conquistar o hexa.
Fonte: Ascom/Irdeb