Avançar em tecnologia é investir na otimização do tempo, na segurança da informação e na economia de recursos públicos. E é assim que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) tem atuado. Uma nova ferramenta passa a ser utilizada pelo departamento na construção de processos administrativos. Trata-se do Gerador de Documentos Licitatórios (GDL), baseado em inteligência artificial (IA), que automatiza a criação de documentos como editais, termos de referência e minutas de contrato, assegurando que todos os requisitos legais sejam atendidos de maneira rápida e precisa.
Além de acelerar os processos, a nova ferramenta também garante que toda a documentação gerada esteja em conformidade com as normas da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e com a Lei 14.133/2021, que regulamenta as licitações e contratações públicas no Brasil. Essa conformidade é fundamental para reduzir erros humanos e minimizar os riscos de inconformidades, garantindo processos mais seguros e eficientes.
A contratação é pioneira, o que torna o departamento da Bahia como o primeiro do Brasil na utilização de IA para esse tipo de processo. “Com a implementação do programa, vamos dar mais agilidade e segurança aos processos licitatórios que hoje demandam muito tempo e conhecimento jurídico dos nossos servidores”, pontuou o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.
A primeira fase envolve a configuração do sistema de acordo com as necessidades específicas do Detran, incluindo o carregamento do plano de contratação anual e dos itens do catálogo do Simpas, utilizado pela Secretaria da Administração. Em seguida, a equipe técnica da Exponencial trabalhará na integração completa da ferramenta com os processos do órgão, treinando os servidores para utilizar o GDL de forma otimizada, ainda neste ano de 2024.
Foto: Ascom/Detran-BA