A Unidade Móvel da Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) já está na estrada em direção ao município de Barreiras, para dois dias de atendimento psicossocial e jurídico a mulheres em situação de violências de gênero. A oferta do serviço faz parte da atuação da SPM na prevenção e enfretamento às violências de gênero e é intensificada em função do Agosto Lilás, mês que marca a implantação da Lei Maria da Penha e é dedicado à conscientização para o fim da violência contra as mulheres.
Nesta sexta-feira (23), a unidade móvel estará em Santa Luzia (Catavento 4); e no sábado (24), o atendimento será na Cascalheira (Catavento 3), sempre das 14h às 20h. “A Unidade Móvel é um dos equipamentos disponibilizados pela Secretaria para a prevenção e enfretamento às violências contra as mulheres. É também uma maneira de chegarmos mais perto delas, acolher, dar o apoio necessário e estender as mãos para que possam se proteger, se salvaguardar e romper o ciclo de violência”, destacou a secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore.
As atividades na Unidade Móvel incluem informações e distribuição de material educativo da campanha Oxe, me respeite!, que é voltada para a prevenção e enfretamento ao abuso e à importunação sexual e envolve, ainda, a divulgação de canais de denúncia, como o Disque 180. Além do acolhimento e da escuta, a depender do caso, as mulheres atendidas poderão ser encaminhadas para algum dos órgãos que fazem parte da Rede de Enfretamento à Violência Contra as Mulheres.
Roda de conversa
Ainda em Barreiras, ocorrerá a Mostra Teatral “Elas à Frente – Protagonismo Feminino no Teatro”. A atividade começa nesta quinta (22), no Conjunto Habitacional Vila Brasil (Catavento 1), das 14h às 20h, e prossegue na sexta e no sábado, nos mesmo locais onde estará a Unidade Móvel. A iniciativa é apoiada pela SPM, por meio do Edital Elas à Frente pelo Fim da Violência contra a Mulher e terá a participação da equipe da SPM, em uma roda de conversa, na quinta-feira. A mostra, que é composta por sete espetáculos teatrais, é idealizada pela Associação Cultural Companhia de Experimentação e Pesquisa em Arte & Cultura (Cepac) e contará com a participação de outras organizações, a exemplo da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam); Defensoria Pública Estadual (DPE); Centro Social e Educacional Catavento; e Coletivo de Mulheres Flores do Cerrado.
Nesta quarta-feira (21), outra Unidade Móvel da SPM realizou atendimento às mulheres na Estação Lapa, em Salvador, um dos locais com maior fluxo de pessoa na capital baiana.
Fonte: Ascom/SPM