Em 2024, o Seminário Internacional Biblioteca Viva chega à sua 15ª edição. Realizado presencialmente em São Paulo entre os dias 10 e 12 de setembro, o evento abordará o tema “Inteligência Artificial: caminhos para inovação, colaboração e inclusão”. O Governo do Estado da Bahia apoia e participa do evento por meio da Fundação Pedro Calmon, unidade vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia. A FPC é responsável pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Bahia (SEBP-BA).
No dia 10 de setembro, a partir das 11h30, a diretora de Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia Dibip/FPC, Tamires Neves, compõe a programação com a mediação da palestra ‘Inteligência digital na gestão e organização de eventos literários’, que será conduzida pela palestrante Laura Niembro (FIL Guadalajara, México).
O evento é voltado para profissionais das áreas da Cultura, Biblioteconomia e Ciência da Informação, Leitura e Literatura, e interessados no tema. Este ano, o seminário contará com palestrantes do Brasil, Alemanha, França e México, além de apresentar painéis e pôsteres digitais que destacam trabalhos de bibliotecas e profissionais de todo o país.
Criado em 2008, o Seminário é parte de um conjunto de ações do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (Siseb), coordenado pela Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura (UDBL) da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, sob a gestão da SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura. O Siseb tem como propósito garantir aos cidadãos paulistas o direito à biblioteca e promover uma relação de impacto social efetivo entre os equipamentos e suas comunidades.
Fonte: Ascom/FPC