A Bahia acaba de garantir lugar de destaque em duas premiações nacionais da área de transformação digital. O Estado está entre os finalistas das edições 2024 do Gov.Digital – Prêmio de Excelência em Governo Digital, e do Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital, ambos promovidos pela ABEP-TIC, a Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação. Os vencedores de cada premiação serão conhecidos em cerimônia a ser realizada durante o Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (Secop 2024), que acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, no Rio de Janeiro.
Entregue anualmente, o Prêmio ABEP-TIC de Excelência em Governo Digital visa reconhecer e incentivar projetos e soluções de governo digital nas administrações públicas federais, estaduais e municipais, além de divulgar iniciativas que, com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação, modernizem a gestão pública em benefício do cidadão. Este ano, o projeto baiano reconhecido pela premiação é o da plataforma de serviços públicos digitais ba.gov.br (http://www.ba.gov.br).
Desenvolvida pela Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb) para a Secretaria da Administração do Estado (Saeb), a plataforma é finalista na categoria “Melhor solução de Governo Digital orientada ao cidadão”, concorrendo com o Programa de Unificação da Consulta de Viabilidade Urbano-Ambiental, da Prefeitura Municipal de Minas Gerais, e com o projeto “Meu PEP”, da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás.
Já o Índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Digitais é um ranking de competitividade dos Estados, definido com base em pesquisas e indicadores. Este ano, a Bahia já está confirmada entre os cinco Estados com melhor classificação no ranking. A pontuação final, no entanto, só será conhecida durante a premiação.
A performance do governo baiano confirma uma tendência consolidada ao longo dos anos. Desde a criação do Índice da ABEP-TIC, o Estado tem se mantido no topo do ranking, alcançando o 4o lugar em 2023 e 2020, o 5o lugar em 2022 e o 2o lugar em 2021. O resultado é creditado às políticas públicas na área de transformação digital desenvolvidas pela Saeb em parceria com a Prodeb, e em especial ao desempenho da plataforma eletrônica http://ba.gov.br.
Fonte: Ascom/Saeb