A deputada Fabíola Mansur (PSB) apresentou moção de aplausos, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), pelos 37 anos de atividades do Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES). “É fundamental manter o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, nosso glorioso SUS. Para tanto, precisamos de entidades e organizações fortes, mobilizadas, comprometidas e solidárias, a exemplo do Conselho Estadual de Saúde da Bahia. Assim, garantiremos todas as conquistas propiciadas a partir da Constituição Cidadã”, celebrou a parlamentar.
No documento, a socialista explica que o CES – formado por representantes do governo, dos prestadores de serviços, dos profissionais de saúde e dos usuários do sistema – é um órgão colegiado de caráter permanente, paritário e deliberativo, para atuar na formulação de estratégias, propostas e no controle da execução da política estadual de saúde. Detalha ainda que a entidade também avalia o modelo estadual de gestão do SUS, fiscalizando a administração do Fundo Estadual de Saúde e apreciando, trimestralmente, as suas contas.
A legisladora destacou que é através do CES que a sociedade civil participa na gestão do SUS, lembrando que o conselho também acompanha e contribui para o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Saúde. “Através do presidente do CES, Marcos Antônio Gêmeos Almeida Sampaio, abraço todos os componentes do CES. Nossos aplausos e reconhecimento ao relevante serviço realizado pelo Conselho Estadual de Saúde da Bahia ao longo dos 37 anos de existência, seu compromisso, dedicação e luta diária em defesa da saúde pública”, escreveu Fabíola Mansur.