Saindo de Livramento de Nossa Senhora, a turma da Caravana de Direitos Humanos segue na estrada em direção à próxima parada: Brumado, a capital do minério, também no Sertão Produtivo. O segundo município do território contemplado com a ação da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) chegará à cidade nos próximos dias 26 e 27 de julho (sexta-feira e sábado), fortalecendo a rede de direitos humanos e promovendo o acesso à cidadania e justiça através de uma série de serviços gratuitos.
A partir das 9h até as 16h, o Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente, situado na Rua Luiz da Gama Flores, estará com os portões abertos para que a população acesse os serviços de emissão de 2ª via de RG, Certidão de Nascimento e Casamento; cadastro, informações e consultas para Passe Livre Intermunicipal Digital para Pessoas com Deficiência e Carteira de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea); serviços de saúde, como aferição de pressão, vacinas, teste de glicemia; entre outros.
Ainda terá atendimento à pessoa surda com a Central de Intérprete de Libras online, orientação ao consumidor com o Procon-Ba, atendimento administrativo com a Embasa, e atendimento com os profissionais do Cras – para Cadúnico e Bolsa Família. Todos os serviços a atendimentos são gratuitos, mediante retirada de senha.
Características do município
Conhecida como a “Capital do Minério” por possuir um subsolo com variados tipos de minerais, é também um município de pontos turísticos, por formar paisagens montanhosas. Sua população, de acordo com o censo demográfico de 2022, realizado pelo IBGE, somou 70.512 habitantes, o que a torna a 29ª maior cidade da Bahia em número de habitantes. Faz divisa também com municípios do território da Chapada Diamantina.
Parceiros
A Caravana de Direitos Humanos só é possível acontecer graças à soma de esforços de uma rede fortalecida, que se alinha à agenda de serviços integrada com as políticas públicas de acesso à justiça e direitos humanos da SJDH, ofertando serviços e difundindo conhecimento para o reconhecimento dos direitos fundamentais aos cidadãos e cidadãs e alteração da realidade dos contextos sociais aos quais estão inseridos pelas violações de direitos. Nesta edição, a ação conta com os parceiros estratégicos: Secretarias Estaduais da Educação (SEC), Segurança Pública (SSP/Instituto de Identificação Pedro Mello), Emprego, Trabalho, Renda e Esporte (Setre) e da Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen-BA).
Fonte: Ascom/SJDH