O 4º Desafio Verde Vale MTB XCM acontece neste domingo, 21, em Laje, no Vale do Jiquiriçá, com a presença de cerca de 150 ciclistas de diversas regiões da Bahia, dentre atletas profissionais e amadores, que poderão desfrutar das paisagens naturais do município. A tradicional prova da região, assim como outras grandes provas do calendário da Federação Baiana de Ciclismo (FBC) nas cidades próximas, conta com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
A largada, às 8h30, e a chegada serão na Praça Matriz com três percursos: light (30 km e 650m de altimetria), sport (40 km e 900m de altimetria) e pro (53 km e 1.200m de altimetria). Em seguida, serão realizadas as cerimônias de premiação e de encerramento. Ao todo serão disputadas 22 categorias.
A prova tem como objetivo difundir, incentivar e promover a modalidade na região, mas também a nível estadual e nacional. Além de proporcionar momentos de lazer e entretenimento para a comunidade local, o evento também estimula o turismo esportivo, atraindo participantes e espectadores de outras localidades. Dessa forma, contribui para o desenvolvimento econômico da cidade de Laje e seu entorno, segundo Ricardo Assis, organizador da prova.
“Através da realização do Desafio Verde Vale, pretende-se elevar o nível técnico da modalidade, proporcionando uma competição de alto nível que incentive o aprimoramento dos atletas e a disseminação do conhecimento sobre o ciclismo. Com a realização periódica do desafio, pretende-se criar uma tradição esportiva na região, tornando-o um marco no calendário nacional do ciclismo. Isso contribuirá para o crescimento contínuo do evento, atraindo cada vez mais participantes e fortalecendo a visibilidade do ciclismo brasileiro”, comenta.
Ele cita a relevância do apoio da Sudesb. “O Apoio da Sudesb é de fundamental importância para execução do evento, pois nos permite ter melhores condições para receber os atletas e expectadores, realizando assim uma prova digna de uma etapa do campeonato baiano válida pelo ranking de xcm, sem esse apoio dificultaria muito a realização desse projeto muito importante para o vale do Jiquiriça e toda região”, finaliza.
Fonte: Ascom/Sudesb