Na última semana, a Companhia de Processamentos de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), representada pelo seu diretor-executivo José Rebouças, integrou a comitiva composta por representantes das empresas públicas estaduais de processamento de dados. A agenda, custeada pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC), aconteceu em San Jose, estado da Califórnia, nos Estados Unidos, e teve como objetivo debater as novas tecnologias voltadas para governo digital, performance de sistemas, segurança nas operações governamentais, conectividade, modernização de infraestrutura, futuro dos governos com IA, entre outros temas.
A oferta de soluções que tragam cada vez mais qualidade e segurança aos usuários dos serviços digitais do governo do Estado da Bahia tem sido perseguida pela Prodeb. “A experiência foi muito produtiva e trouxe discussões valiosas sobre temas estratégicos que impulsionam a transformação digital no setor público. Além disso, conhecer outras soluções inovadoras num ambiente onde todos caminham numa mesma direção, amplia os horizontes e proporciona o estreitamento de parcerias globais e produtivas”, avaliou José Rebouças.
San Jose, situada na região conhecida como Vale do Silício, é um dos principais centros de inovação tecnológica do mundo e se apresentou como o cenário ideal para esta missão, que trouxe as principais tendências e os avanços das soluções tecnológicas e da digitalização dos governos estaduais.
Índice Abepde serviços públicos digitais – Bahia é destaque
Pelo quarto ano consecutivo, a Bahia vem figurando entre os destaques do ranking brasileiro da transformação digital. O resultado da última avaliação foi divulgado em setembro de 2023, durante a solenidade de premiação do Índice Abep-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital, em Brasília.
Na colocação geral do Índice Abep-TIC, a Bahia ficou em 4º lugar naquele ano, atrás do Rio de Janeiro (3º lugar), Goiás (2º lugar) e Rio Grande do Sul (1º). Além disso, o Estado foi classificado em terceiro lugar na dimensão Capacidade para Oferta de Serviços Digitais, atrás apenas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. A categoria abrange 15 critérios que versam sobre o acesso aos serviços públicos, a identificação do cidadão, a ouvidoria e a simplificação dos serviços, além de aspectos de assinaturas eletrônicas e de Governo Digital.
Desde a criação da premiação, a Bahia tem permanecido entre os primeiros colocados no ranking da Abep-TIC, alcançando o 5º lugar em 2022, o 2º lugar em 2021 e o 4º lugar em 2020. Este desemprego é creditado às iniciativas e investimentos dedicados à evolução da transformação digital implementada pela Prodeb, em parceria com a Secretaria da Administração do Estado da Bahia, em especial ao desenvolvimento da plataforma eletrônica de serviços públicos BA.GOV.BR.
Fonte: Ascom/Prodeb