A Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA), por meio de sua Assessoria de Comunicação, foi premiada com o segundo lugar na categoria “Comunicação Interna” do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça de 2024. O anúncio foi feito na última sexta-feira (21/6) durante o encerramento do XVIII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), realizado em Fortaleza.
O reconhecimento foi concedido ao projeto da Exposição Fotográfica “Aqui também é meu lugar”, que destacou a diversidade e a inclusão dentro da PGE-BA. A exposição foi uma das iniciativas da Campanha Interna do Novembro Negro, aproveitando os resultados do censo do Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade. A mostra deu visibilidade aos servidores e colaboradores negros, promovendo reflexões sobre pertencimento e inclusão.
Reconhecimento Nacional
A PGE-BA foi a única procuradoria estadual a chegar à etapa final do prêmio, concorrendo com outros dois projetos de destaque: “Sobre Tons – Programa Antirracista” do Ministério Público de Minas Gerais, e “Pare. Escute. Acolha”, uma campanha interna de saúde mental do Tribunal de Contas da União (TCU), que conquistou o primeiro lugar. Este é o segundo reconhecimento da PGE-BA no Conbrascom, tendo sido vencedora na categoria de vídeo institucional, em 2019, com a peça “Lei Caó 30 anos de existência e resistência”.
Projeto Vencedor
Em 2023, a PGE-BA lançou várias iniciativas voltadas para a integração da prática jurídica com políticas públicas estaduais, incluindo ações de diversidade e equidade. A Exposição Fotográfica “Aqui também é meu lugar” surgiu dessas iniciativas, trazendo um olhar inclusivo ao convidar servidores e colaboradores negros para participar, destacando suas contribuições e promovendo a reflexão sobre pertencimento.
Para a produção da exposição, a PGE-BA contratou uma produtora cultural que trabalha com teatro-escola, oferecendo cursos de fotografia e artes para pessoas negras, LGBTQIA+ e moradores da periferia. Esta escolha reforçou o compromisso com a inclusão e a diversidade, proporcionando um olhar social à mostra.
Congresso
O XVIII Conbrascom, que teve como tema “Acesso aos direitos: da linguagem simples à Inteligência Artificial”, ofereceu uma programação diversificada, incluindo oficinas temáticas e palestras sobre os desafios da IA nas instituições, a importância da linguagem simples e histórias que a IA não alcança. Entre os palestrantes estavam nomes como Edney Souza, Olivia Rocha Freitas, Welkey Costa do Carmo, Raull Santiago da Silva e Débora Diniz. Os trabalhos da categoria “Comunicação Interna” foram avaliados por um júri composto por Andrea Carla Marques da Silva, Claudia da Silva e Marcelle Chagas do Monte, todas renomadas profissionais da área de comunicação. O prêmio deste ano contou com 340 projetos inscritos em 13 categorias, que incluem artigo acadêmico, fotografia, mídia audiovisual, mídia digital, podcast e rádio, entre outras.
Fonte: Ascom/PGE-BA