Com foco nas ações preventivas do Plantão Integrado dos Direitos Humanos nas festas juninas, a Secretaria de Justiça e Direitos e Direitos Humanos – SJDH e a Polícia Militar da Bahia, através do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH), promovem, na próxima segunda-feira (17), a “Formação das Forças de Segurança”. A capacitação será em formato híbrido, das 8h às 17h, com 130 policias militares presentes no Centro de Operações e Inteligência – COI, em Salvador, e se amplia para outros efetivos da PM de 14 municípios do Estado de forma virtual (Feira de Santana, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Barreiras, Luiz Eduardo Magalhães, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista, Brumado, Itaberaba, Santo Antonio de Jesus, Amargosa e Cruz das Almas).
As oficinas terão um total de 10 horas/aula. Nesta edição, a formação traz como destaque o tema da cultura popular, com foco nos festejos juninos, a partir da mediação de um profissional da área. A proposta é incorporar metodologias de atendimento humanizado nas práticas dos agentes de segurança, com vistas a garantir os direitos fundamentais de populações e grupos vulneráveis em eventos populares, a exemplo dos espadeiros, uma cultura historicamente predominante neste período.
Outros grupos prioritários como crianças e adolescentes, com foco na proteção e sensibilização contra o trabalho infantil, exploração sexual e proibição do uso e comércio de bebidas alcoólicas a este segmento; acessibilidade e abordagem qualificada às pessoas com deficiência; direitos da pessoa idosa; do público LGBTQIAPN+; entre outros, também são foco da ação.
A SJDH organiza a ação por meio das superintendências de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos (SUDH) e dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Sudef), com suporte da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e de organizações parceiras. Este ano, a estratégia incidiu no Carnaval de Salvador, na Micareta de Feira de Santana e, agora, de forma inédita, nas festas de São João.
SERVIÇO:
O QUÊ: Formação das Forças de Segurança/PM em Direitos Humanos
ONDE: Centro de Operações e Inteligência – COI
QUANDO: segunda-feira (17), das 8h às 17h
Fonte: Ascom/SJDH