Com a marca de 200 cidades da Bahia visitadas desde que tomou posse, em 1° de janeiro de 2023, o governador Jerônimo Rodrigues esteve, nesta quinta-feira (6), no município de São Desidério. Na agenda, no Território de Identidade da Bacia do Rio Grande, na região oeste do estado, ele lançou ações de preservação do cerrado baiano e de proteção do meio ambiente em todo o estado.
Ontem (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, o chefe do Executivo baiano esteve em Brasília para assinar, ao lado do presidente Luis Inácio Lula da Silva, o decreto de criação do Monumento Natural Cavernas de São Desidério (Mona). A nova unidade de conservação abrange 16 mil hectares e vai preservar as fitofisionomias do cerrado, sistemas flúvio-cársticos, aquíferos em rochas calcárias e sítios arqueológicos importantes, além de proteger parte da bacia do Rio João Rodrigues, afluente do Rio São Desidério, que deságua no Rio Grande, contribuinte do Rio São Francisco.
“Nós estamos, justamente, na Semana Mundial do Meio Ambiente, ontem foi o Dia Mundial. Nós iríamos fazer essa agenda ambiental separada, quando o Lula nos chamou para participar, ontem, do lançamento de um conjunto de investimentos para o Meio Ambiente no Brasil inteiro, inclusive para a Bahia, inclusive para São Desidério”, lembrou o governador, que acrescentou: “isso nos estimulou a fazer uma agenda combinada. Então, no dia 5, em Brasília e, no dia 6, no oeste, uma região simbólica para nós, porque tem a ver com o meio ambiente. Nós queremos criar um ambiente bom para quem investe, para a sociedade e para a comunidade que quer ter água em abundância”.
Na cerimônia desta manhã, em São Desidério, o governador autorizou e deu ordens de serviços para diversas ações voltadas para a proteção e preservação ambiental no estado, como a publicação da consulta pública para elaboração do Plano Estadual de Meio Ambiente (Pema); do Projeto de Lei que será enviado à Assembleia Legislativa (Alba) para criação do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA); a ordem de serviço para implantação do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), no município de Barreiras; e autorização para celebração de convênios com sete consórcios públicos intermunicipais para aprimoramento da Gestão Ambiental Municipal. No total, 127 municípios baianos serão beneficiados.
Para o secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Sodré Martins, a agenda desta quinta-feira carrega um simbolismo, pois mostra o protagonismo do meio ambiente: “cada município tem que entender a sua atuação, ter seu plano de ação municipal de mudança climática e o Estado como gerenciador. A gente está sinalizando a importância da criação da Unidade de Conservação aqui, em São Desidério, em relação à preservação do cerrado. Nós não só precisamos diminuir o desmatamento, não só precisamos aumentar as ferramentas de comando e controle, nós precisamos ter política pública de preservação, de melhorias”.
No Cadastro Nacional de Informações Espeleológicas (Canie), São Desidério possui 208 cavernas registradas e é o 24º município brasileiro com maior número de cavernas conhecidas. Assim, a criação do Monumento Natural representa um marco na luta pela preservação do cerrado baiano, o que permitirá a proteção de atributos espeleológicos de relevância máxima enquanto concilia a presença das comunidades locais, que poderão manter suas atividades de agricultura familiar e incrementar a renda com o turismo sustentável.
O Monumento Natural Cavernas de São Desidério tem como atrativos o Salão Coliseu, o maior salão de caverna conhecido no país, com mais de 25.000 m², localizado na Garganta do Bacupari; o maior lago subterrâneo do Brasil, situado no Buraco do Inferno da Lagoa do Cemitério, um hotspot de diversidade da fauna subterrânea; e o Sumidouro do João Baio, com variação regular do fluxo de água, um fenômeno raro em nível mundial. Outros locais de beleza cênica são o Lago Azul, a Gruta do Catão, o Buraco da Sucupira e o Buraco da Sopradeira.
O governador aproveitou a visita a São Desidério para entregar 460 mudas de espécies nativas do cerrado aos participantes do evento e plantar mudas de espécies da região. Também lançou o edital da 2ª Edição do Prêmio Bahia Sustentável, contratou o projeto básico de engenharia para implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de São Desidério e autorizou a elaboração de projeto para afaltamento da BA-463, que liga São Desidério a Catolândia, com extensão de 14 km.
“É uma data importante para o município de São Desidério, receber o abraço, receber o calor, estar com o governador no meio do povo e, principalmente, ter o governador ouvindo as nossas demandas. Nós somos o segundo maior município da Bahia em extensão territorial, praticamente do mesmo tamanho do primeiro. É um desafio fazer essa gestão em um município com um agronegócio muito forte, mas que a gente tem uma preocupação ambiental muito grande”, afirmou o prefeito José Carlos de Carvalho.
Repórter: David Mendes/GOVBA