O mês de maio é de luta para toda a comunidade LGBTQIA+, em atenção ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia (17 de maio). Para celebrar, a Biblioteca Central do Estado da Bahia, unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult-BA), realiza, nesta sexta-feira (31), a partir das 18h, o evento intitulado Central da Diversidade, evento com o objetivo de refletir sobre as múltiplas diversidades com as quais convivemos todos os dias, a luta por mais direitos ao trabalho, à saúde, à educação e, principalmente, o direito à vida.
A programação conta com a mesa temática “Mulheres Trans nos Espaços de Poder”, com a participação de Paulett Furacão. Ela é a primeira mulher trans a ser admitida no serviço público baiano em 2012, assessora parlamentar da deputada Olívia Santana, estudante de pedagogia na Universidade Federal da Bahia (Ufba) e coordenadora do Coletivo LGBTQIIANP Laleska D” Capri, e de Thiffany Odara, pedagoga, ativista, Ialorixá, doutoranda em Educação, escritora e primeira mulher trans a lançar candidatura para o cargo de Ouvidora da Defensoria Pública do Estado da Bahia.
Durante o evento, também será lançado o Livro “Antologia LGBTQIA+ a celebração da diversidade” (Organização Editora Cogito), com a participação do escritor e pesquisador Antônio José Santos de Jesus. O livro explora as múltiplas facetas da sexualidade e identidade de gênero expressa pelas lentes de lésbicas, gays, bissexuais, trans, queer/questionado, intersexo, assexuais/ aromáticas/agênero, Pan/Poli, não binárias e aqueles sensíveis á causa.
O Maio da Diversidade na BCEB encerra com o Sarau literário – Leitura de poemas e textos pelos escritores da “Antologia LGBTQIA+, a celebração da diversidade e o Pocket Show com Harlei Eduardo.
Fonte: Ascom/FPC