O processo de ensino e aprendizagem da Matemática pode até ser complexo para a maioria das pessoas, mas para o professor José Fábio de Araújo Lima não é. Lotado no Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, unidade escolar da rede estadual, em Feira de Santana, a fórmula para entendê-la e passar adiante seus conhecimentos não é complicada. Recém-chegado de Brasília, onde foi condecorado com Medalha de Ouro na Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMbr), ele foi homenageado pela Secretaria da Educação da Bahia (SEC), na manhã desta quinta-feira (23), no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador.
A primeira edição da competição é muito representativa para o momento de retomada da Educação em todo o país e, particularmente, na Bahia, onde vem sendo cada vez mais crescente os investimentos, realizados pelo Governo do Estado, na qualificação e valorização dos professores para o fortalecimento da Educação Básica na capital e no interior.
“Ter um professor que construiu seu percurso na Educação pública como referência é uma inspiração para os estudantes. É importante potencializar estratégias diferenciadas de ensino, porque acreditamos na educação como garantia do direito ao aprendizado”, destaca a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito.
Formado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), o professor José Fábio é um entusiasta das Olímpiadas de Matemática e acredita que a experiência de competir ajuda no desenvolvimento das habilidades críticas, assim como estimula o pensamento lógico. Seja no seu canal no Youtube ou em sala de aula, sua metodologia de ensino, que alia interação e criatividade, contagia os estudantes. Em outubro, como parte do prêmio, ele seguirá para Xangai em um intercâmbio técnico, no Centro de Educação para Professores da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) – TEC Unesco, na Universidade Normal da China.
“O que eles premiaram, na verdade, é toda uma trajetória que teve início na rede pública de ensino de onde vim, como aluno secundarista e universitário. A iniciativa do Governo da Bahia em incentivar programas e projetos, como as olímpiadas, é imprescindível para um bom desenvolvimento e melhoria da qualidade do ensino”, ressaltou o professor.
Fonte: Ascom/SEC