A capacitação e a qualificação de gestores públicos, empreendedores e profissionais do trade turístico, visando oferecer serviços de excelência, é uma das estratégias da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) para o incremento do setor. Entre as ferramentas do órgão, está a plataforma digital TurisQualy Bahia, que oferece 40 cursos on-line gratuitos para quem já trabalha ou deseja desempenhar atividades no turismo. Das sete mil vagas disponibilizadas, 65% estão ocupadas.
Os cursos estão divididos em cinco eixos temáticos: Planejamento e Negócios; Promoção e Comunicação; Alimentos e Bebidas; e Idiomas e Temas Transversais, incluindo Turismo LGBTQIAPN+. Os conteúdos são ministrados por profissionais reconhecidos, como a professora de línguas e tradutora Jordana Borck, o especialista em neuropsicologia Victoriano Garrido e o consultor administrativo Sérgio Almeida.
Anthony Bispo trabalha como recepcionista em um hotel de Morro do Chapéu, na zona turística Chapada Diamantina. Ele fez o curso que tem ajudado na sua comunicação com hóspedes estrangeiros. “Cursei noções de língua estrangeira para adquirir um conhecimento básico de inglês e atender melhor os clientes que chegam do exterior. Para quem tem pouco tempo, como é o meu caso, a plataforma digital é uma forma rápida e prática de aprender”, relatou.
Uma comodidade no curso digital é que as aulas podem ser acessadas ou interrompidas, a qualquer momento, e retomadas, na plataforma ou baixando o aplicativo TurisQualy no celular. Uma vez atingido o percentual mínimo de conteúdo exigido, o aluno fica apto a receber a certificação da Setur-BA. Os interessados devem se cadastrar no site turisqualybahia.com.br.
“Criamos essa ferramenta inovadora para democratizar o conhecimento no turismo e qualificar serviços oferecidos na Bahia. Basta o candidato ter interesse no setor e se cadastrar no site, para acessar o conteúdo de forma ilimitada e obter aprendizado em diversas áreas. Mas temos também as capacitações presenciais, que realizamos nas 13 zonas turísticas do estado”, explicou o diretor de Qualificação e Segmentos Turísticos da Setur-BA, Celso Duarte.
Fonte: Ascom/Setur-BA