O Estado da Bahia teve uma participação expressiva na Fruit Attraction São Paulo, realizada de terça-feira (16) a quinta-feira (18, na capital paulista. Uma parceria estratégica da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia (UNICAFES Bahia) fortaleceu a presença e a representatividade do Estado no evento.
A diversidade de produtos expostos destacou a riqueza e a qualidade da produção baiana, com mais de 50 itens, quando o assunto é fruticultura, com potencial para exportação. Chocolates, frutas desidratadas, cervejas, cachaças, geleias e doces demonstraram a capacidade competitiva das cooperativas perante o mercado internacional.
Durante o evento, mais de 80 diálogos foram estabelecidos com importadores e exportadores, visando firmar parcerias comerciais e ampliar as oportunidades de vendas para os produtores. Mara Ramos, representantes da Associação de Supermercados Paulistas (Apas), frisou: “o estande do Governo do Estado da Bahia foi maravilhoso. A Bahia tem muito a oferecer, fora o povo simpático que ela tem, é uma fonte de diversidade da agricultura familiar e tem muito a mostrar. Acredito que a Bahia é um ótimo mercado para a APAS, ela tem produto e muita coisa legal e gostosa”.
“Estamos agora finalizando a feira, que possuiu grande importância para nós, da agricultura familiar. Pudemos mostrar os nossos produtos para diversos compradores nacionais e internacionais que tiveram grande interesse pelos produtos da agricultura familiar baiana, mostrando a qualidade dos nossos produtos”, relatou o diretor-presidente da Unicafes, Ícaro Rennê.
Ainda segundo o presidente, a Unicafes já está organizando o segundo contêiner para Portugal, com a previsão de 20 toneladas de produtos da agricultura familiar para comercializar na Europa, com apoio do Governo do Estado da Bahia.
A união entre SDR e Unicafes Bahia tem sido fundamental para a promoção do desenvolvimento econômico e social das comunidades rurais, impulsionando a produção agrícola familiar e a economia solidária em todo o Estado.
Fonte: Ascom/SDR