A Prefeitura de Salvador, através das secretarias da Saúde (SMS) e da Educação (Smed), realizou nesta sexta-feira (19) o Dia D da Mobilização Saúde na Escola 2024. A atividade faz parte do programa nacional “Semana Saúde na Escola” e ocorreu hoje em 12 escolas da rede municipal. Uma delas foi o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Paroquial de Santana, que promoveu uma exposição educativa sobre higiene bucal, saúde mental, alimentação saudável, combate à prevenção à dengue e violência, além de uma atualização da carteira vacinal das crianças.
De acordo com o gerente executivo da Atenção Primária em Saúde da SMS, Leandro Luz, o objetivo é realizar ações de promoção da saúde e prevenção de agravos por meio de atividades pedagógicas. Ele ressaltou que a relevância desta ação está ligada à capacidade de aproximação com as crianças nas escolas, muitas vezes carentes de serviços de saúde.
“Essa proximidade é fundamental para garantir o acesso aos cuidados necessários, como a vacinação. Podemos perceber seu impacto pela quantidade de pais fazendo fila aqui hoje para vacinar suas crianças”, destacou.
A professora Maria de Fátima de Jesus levou a filha Lívia, de 5 anos, para ser imunizada na escola. Ela comentou que ao ver o bilhete de vacinação, assinou imediatamente. “É realmente uma facilidade ter a vacina disponível na escola, especialmente para os pais que trabalham e enfrentam dificuldades para levar os filhos para se vacinarem”, completou.
Parceria – A diretora do Cmei, Simone Lopes, reforçou a importância da parceria entre educação e saúde para plantar uma “sementinha” preventiva na mente das crianças. “Junto com as professoras, fizemos trabalhos intermitentes dentro da sala adaptados para a faixa etária dos pequenos, como desenhos, murais, teatro de fantoches, contação de histórias, dentre outras brincadeiras interativas que se relacionem com o que eles aprenderam e estimulem sua criatividade”, detalhou.
A dentista da SMS, Angela Torres, explicou que, para abordar o tema da violência e saúde mental, optaram por promover a cultura da paz. “Essa foi a maneira que encontramos de falar de assuntos como racismo e bullying de forma mais leve, destacando a importância do respeito mútuo e abrindo espaço para conversas sobre emoções. Vamos explicar que a paz começa dentro de nós, na nossa capacidade de cuidar do nosso próprio bem-estar”, relatou.
Mobilização – O programa “Semana Saúde na Escola” abordou 14 pautas relacionadas à saúde infantil em 168 escolas no município com adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE), contando com a ajuda de 181 equipes da SMS e a participação de aproximadamente 55 mil estudantes, entre os dias 8 e 19 de abril.
Reportagem: Iann Jeliel/Secom PMS