Estratégias de inovação na gestão de dados foram apresentadas pelo diretor-geral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), José Acácio Ferreira, em palestra apresentada nesta quinta-feira (4), na 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I). O evento, coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), acontece até sexta-feira (4 e 5), no Fiesta Bahia Hotel.
O diretor apresentou o CIGData – Centro de Inteligência Geográfica e Ciência de Dados da SEI, que tem como proposta estabelecer um centro de pesquisa e inovação multidisciplinar e multiusuário no órgão oficial de pesquisa e estatística do Estado da Bahia.
O CIGData teve sua implantação iniciada em 2023, após o enquadramento da SEI como Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT). Sua proposta é reunir tecnologias que permitam análises e processamentos socioeconômicos, geoespaciais e ciências de dados de alta complexidade, por meio da integração de supercomputação, tecnologias de inteligência artificial e processamento de imagens.
“Nossa finalidade é ampliar a capacidade técnica na realização dos estudos econômicos e sociais e fortalecer a prestação de serviços para o atendimento das demandas governamentais, empresariais, educacionais e de grupos de pesquisa de diferentes ICTs, nacionais ou internacionais, nas áreas de inteligência geográfica e ciência de dados”, explicou o diretor.
Segundo ele, “o ambiente promovido pela SECTI nesta 5ª Conferência Estadual de CT&I é fundamental para que possamos criar sinergias junto a outras instituições, ampliando as parcerias e fortalecendo uma rede de inovação no âmbito do Governo do Estado”, comentou.
Fonte: Ascom/SEI