Uma ação de reintrodução de 200 jabutis ao seu habitat natural será realizada no sábado (9), no município de Casa Nova, em uma Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas) cadastrada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Os animais estavam sob os cuidados do Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres do Inema (Cetas) após serem resgatados de situações de maus-tratos, comércio ilegal ou recebidos por entrega voluntária de criadores.
Para a realização dessa soltura, os animais foram selecionados com base em testes de comportamento, bem como avaliação física e clínica feita pela equipe do Cetas. Eles passaram também por uma quarentena, exames laboratoriais e marcação com microchips. Após a soltura, a área será monitorada para avaliação da adaptação dos animais à vida livre.
O jabuti é comumente encontrado nas casas brasileiras, mas poucos sabem que ele é um animal silvestre. Esses animais só podem ser adquiridos em criadouros legalizados e devem receber cuidados especiais e ambientes adequados, respeitando suas características naturais e de alimentação.
Com sedes em Salvador e Cruz das Almas, o Cetas conta com uma equipe multidisciplinar, são especialistas nas mais diversas áreas da gestão da fauna silvestre, além de equipamentos para avaliação e tratamento das condições físicas e de saúde de cada espécie.
Caso encontre animal silvestre ferido, longe de seu habitat natural andando por rodovias, praças e residências, ou pretende fazer uma entrega voluntária, solicite imediatamente o resgate através do WhatsApp do Cetas (71) 99661-3998.
Diferenças entre cágado, jabuti e tartaruga:
A principal diferença entre os três é o habitat, as tartarugas são marinhas e os cágados, semiaquáticos, já os jabutis são répteis terrestres, que se diferenciam dos demais por terem o casco mais alto e arredondado e unhas maiores.
Fonte: Ascom/Inema