A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) estará em destaque no Festival Música em Trancoso, que ocorre a partir desta segunda-feira (4) até sábado (9), no distrito turístico do litoral sul da Bahia. Em um total de cinco concertos, a Osba é a protagonista do evento, que conta com o maestro Carlos Prazeres na regência de todas as apresentações, além da curadoria artística do festival.
Segundo Carlos Prazeres, a Osba leva ao Festival Música em Trancoso um apanhado daquilo que a orquestra tem feito de melhor em sua programação, mesclando programas com importantes obras da música de concerto, ao lado de nomes de destaque da música clássica nacional e internacional, além de apresentações de diálogo com a música popular feita na Bahia e no Nordeste. “Este é mais um grande passo no caminho que a Osba vem trilhando para a popularização da música de concerto. Vamos levar ao festival o melhor da música clássica, apresentando um dos violonistas mais aclamados do mundo, o espanhol Pablo Sàinz-Villegas, um dos pianistas mais aclamados, que é o paulista Cristian Budu, além de grandes vozes do País com a ópera ‘Porgy and Bess’”, explica.
Já nos concertos com repertório popular, serão apresentados o “São João Sinfônico – O Xote das Meninas”, com a participação de cantoras como Mariana Aydar e Elba Ramalho, e o “Beleza Pura – Homenagem Sinfônica a Caetano Veloso”, com nomes como Moreno Veloso, Lazzo e Mariene de Castro, além do concerto com Luedji Luna. “Levaremos concertos populares que foram grandes sucessos em Salvador. Teremos, então, uma semana dos sonhos, na qual o público do festival vai poder presenciar essa mostra daquilo de melhor que a Osba faz em sua programação”, complementa o curador artístico da Orquestra Sinfônica da Bahia.
Programação
A abertura do Festival Música em Trancoso acontece na noite desta segunda-feira (4), às 18h, com a Osba interpretando “As Quatro Estações”, concertos compostos pelo italiano Antonio Vivaldi (1678-1741), no dia em que se comemora 346 anos do seu nascimento. O solista da noite será o spalla e violinista da orquestra, o chileno Francisco Roa. Este evento de abertura acontecerá na Igreja São João Batista (Igrejinha do Quadrado), com entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço.
Já na terça-feira (5), a partir das 20h, a Osba realiza uma apresentação dupla no palco do Teatro L`Occitane. Na primeira parte da noite, será interpretada a ópera “Porgy and Bess”, de George Gershwin (1898-1937), tendo como solistas a soprano paulista Marly Montoni, a mezzo-soprano mineira Edneia Oliveira, o tenor carioca Geilson Santos e o barítono mineiro David Marcondes.
Na segunda parte da apresentação do dia 5 de março, a Osba recebe a baiana Luedji Luna, uma das artistas de maior destaque da nova geração da música popular brasileira. No repertório, serão apresentadas versões orquestrais de obras dos seus discos “Um Corpo no Mundo” (2017) e “Bom Mesmo é Estar Debaixo D’Água” (2020), este último indicado ao Grammy Latino na categoria melhor álbum de MPB.
A quarta-feira (6) será marcada pelo encontro da Osba com dois dos mais celebrados instrumentistas do mundo: o violonista clássico espanhol Pablo Sàinz-Villegas e o pianista paulista Cristian Budu. Ao lado de Sàinz-Villegas, a Osba interpretará o “Concerto de Aranjuez”, composição do espanhol Joaquín Rodrigo (1901-1999).
Já a Osba e Budu interpretam o “Concerto para Piano Nº 2 em Dó Menor, Op. 18”, do russo Sergei Rachmaninoff (1873-1943). O programa desta noite ainda conta com “Capricho Espanhol, Op. 34”, composição do russo Nikolai Rimsky-Korsakov (1844-1908). Na quarta (6), o concerto inicia às 19h.
São João Sinfônico e Homenagem a Caetano Veloso
Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março (sexta-feira), às 19h, a Osba realiza em Trancoso o concerto “São João Sinfônico – O Xote das Meninas”, edição especial do evento junino com o repertório formado exclusivamente por obras de compositoras de diversas gerações. Para dar voz ao programa, a apresentação conta com as participações da cantora paraibana Elba Ramalho, da cantora e sanfoneira baiana Lívia Mattos, da cantora paulista Mariana Aydar, além do sanfoneiro, cantor e arranjador musical carioca Marcelo Caldi.
Por fim, no encerramento do Festival Música em Trancoso, teremos no sábado (9), às 19h, o grande sucesso “Beleza Pura – Homenagem Sinfônica a Caetano Veloso”, concerto em que a Osba exalta a obra deste ícone da música brasileira. Em janeiro de 2024, a orquestra lotou a Concha Acústica do TCA com este concerto que agora será apresentado no palco do L’Occitane ao lado dos cantores Lazzo Matumbi, Mariene de Castro e mãeana, do coletivo Outras Vozes e de Moreno Veloso, filho de Caetano, que também atua na direção musical desta apresentação, junto ao maestro Carlos Prazeres.
Os ingressos para as apresentações da Osba no Festival Música em Trancoso estão à venda na Sympla, com algumas datas já esgotadas. Mais informações podem ser encontradas no site do festival: musicaemtrancoso.com.br.
Sobre a Osba
Criada em 30 de setembro de 1982, a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da Osba, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (Secult-BA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).
Fonte: Ascom/Osba