Com o objetivo de articular com os entes federados uma agenda concreta para a promoção de direitos e vida plena para as pessoas negras, quilombolas, comunidades de terreiros e ciganos, o Ministério da Igualdade Racial realizou, até a última sexta-feira (15), em Brasília, o Encontro de Gestoras e Gestores de Promoção da Igualdade Racial, com a participação de todos os estados do país.
A coordenadora executiva da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia (Sepromi), Ilza Francisa, participou do evento e apresentou experiências exitosas da gestão estadual, entre elas o Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, a política de fortalecimento do empreendedorismo negro e o Centro de Referência às Pessoas com Doença Falciforme Rilza Valentim.
A Bahia é o único estado brasileiro que possui gestão plena do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), pois apresenta órgão de promoção da igualdade racial com status de unidade gestora e orçamentária, plano de promoção da igualdade racial em execução e conselho de Promoção da Igualdade Racial em funcionamento.
Fortalecimento
O evento, que teve início no dia 14, visava fortalecer as políticas de promoção da igualdade racial em todo o território nacional, articulando com os entes federativos através do Sinapir. A iniciativa foi do Ministério da Igualdade Racial, por meio da Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, responsável pelo diálogo interfederativo junto aos órgãos e conselhos de promoção da igualdade racial do Brasil.
Ao longo dos dois dias, foram realizadas mesas temáticas de apresentações das secretarias voltadas para ações, programas e projetos executados durante o primeiro ano de gestão do ministério, além de oportunizar a troca de experiências entre os gestores e gestoras presentes os quais se integraram em ciclos de debates e grupos de trabalhos simultâneos.
Na ocasião, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica junto com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, estruturado na iniciativa de promover a Campanha “SINAPIR em Movimento, por um Brasil sem Racismo”, que tem o intuito de divulgar o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial como veículo para o enfrentamento ao racismo.
Fonte: Ascom/Sepromi