Desta quinta-feira (30) até sábado (2), Salvador sediará a 7ª edição do Fórum Negro de Arte e Cultura (FNAC) no Teatro Experimental da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. Sob o tema “Sankofar: Artes, Memórias, Militâncias Negras e outras Poéticas”, este evento de caráter internacional celebrará a cultura negro-brasileira e a luta contra o racismo.
O FNAC 2023 reúne professores, pesquisadores, mestres e mestras da tradição, artistas, estudantes e membros da sociedade civil, todos engajados na luta antirracista dentro e fora das instituições acadêmicas. A programação inclui uma série de atividades que celebram os sete anos de história do FNAC.
A conferência de abertura contará com a participação do renomado professor colombiano Dr. Luis Ricón Alba, do Departamento de Artes e Políticas Públicas da New York University. A Conferência Final será apresentada pela Professora Dra. Ana Célia da Silva (UNEB), uma personalidade icônica da militância negra. Além disso, o FNAC 2023 contará com a participação de importantes pesquisadores/as, incluindo o professor cubano Dr. Julio Moracen (UNESP), Profa. Dra. Vanda Machado (UFBA), professor congolês Dr. Bas’llele Malomalo (UNILAB), professor estadunidense Dr. Kenneth Dossar (Temple University/ Pennsylvania), Prof. Elinilson Soares (PRODAN/UFBA), e Prof. Egnaldo França (Encantarte, Itabuna-Ba).
Inspirados pela figura mítica do pássaro africano Sankofa, que olha para trás em busca de suas potências, o FNAC 2023 homenageará sete personalidades importantes do movimento negro nas artes e culturas, concedendo o Prêmio Sankofa FNAC.
O evento também incluirá uma série de atividades complementares, como as “Pedagogingas” – oficinas práticas inspiradas no conceito do Dr. Allan da Rosa; a “Aldeia de Saberes”, que compartilhará pesquisas acadêmicas; Performance sobre o Clássico do Teatro Negro Brasileiro, “Sortilégio”, de Abdias Nascimento, Performado pelo Premiado artista baiano ngelo Flávio. Bate-papo e lançamento da nova edição da obra pela Editora Perspectiva e IPEAFRO com Elisa Larkin Nascimento (RJ), Jessé Oliveira (POA) e Ângelo Flávio (BA).
A programação do FNAC 2023 culminará no sábado, dia 02 de dezembro, com a realização da 3ª edição do Ìyá’s – Festival de Artes de Mulheres Negras, apresentando performances artísticas e a “Kitanda de Negócios Pretos” – uma feira de afro-empreendedores coordenada pela Unegro Bahia. No dia Nacional do Samba, o Festival Ìyá’s e o FNAC festejam o encerramento do evento no Teatro UNEB/Campus I, com a Kizoomba Samba, um grande show com a participação de artistas e grupos de mulheres negras do samba.
Fonte: Ascom/Sepromi