Em alusão à Semana Nacional de Mobilização contra as Arboviroses, iniciada na segunda (20) e que segue até a sexta-feira (24), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), mobiliza esforços e ações contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
No primeiro dia, em que foi celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra, foi realizada roda de conversa em terreiros de candomblé, tidos como pontos estratégicos devido ao grande número de plantações. A ação foi realizada nas localidades de Lagoa da Paixão, Valéria I, Cajazeiras VI, Fazenda Coutos, Paripe I, São Gonçalo, Vale dos Lagos e Nova Brasília.
Nesta terça-feira (21), foi a vez da aplicação de inseticida de efeito residual no Terminal Marítimo de Passageiros, no Comércio, devido ao início da temporada dos cruzeiros na capital baiana. Na quarta (22), será a vez da instalação de ovitrampas (armadilhas desenvolvidas especialmente para coletar os ovos do mosquito), também no Terminal Marítimo de Passageiros, às 9h.
Na quinta-feira (23), acontece a Caminhada Verão Sem Mosquito na comunidade Nova Esperança, no Distrito Sanitário Itapuã, das 8h às 12h. Para encerrar a programação, na sexta-feira (24), haverá intensificação às orientações em pontos estratégicos, como canteiros de obras, ferros velhos, borracharias, pontos de coleta de material reciclado, das 8h às 12h.
A vice-prefeita e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos, destaca que a estratégia reforça a importância de uma rotina de eliminação de criadouros para garantir áreas seguras e livres do vetor. “A SMS seguirá reforçando as atividades de combate ao mosquito. Aproveito a oportunidade para pedir a participação da população nas ações realizadas nesta semana de mobilização e durante todo o ano, para que sigamos de mãos dadas contra o Aedes”, orienta Ana Paula Matos.
Além das inspeções, serão realizadas orientações sobre práticas e ações cotidianas que podem ser realizadas para manter o Aedes longe da população. “Salvador está desde o final de outubro com uma grande campanha de combate às arboviroses, que é o ‘Verão Sem Mosquito’. Seguiremos até março de 2024 fortalecendo as atividades de controle e prevenção durante toda a alta estação”, completou a gestora.