Mais de 70 toneladas de vidro foram arrecadadas no país pelo Projeto Casa So+ma, através da campanha “Vidro vira Vidro e você ganha o triplo”. Salvador foi destaque positivo na ação, com 39 toneladas (55,7% do total) recebidas nas casas amarelas e encaminhadas para a reciclagem. O projeto acontece na capital baiana através de uma parceria entre a Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e a startup de impacto socioambiental, estimulando a mudança de comportamento da sociedade por meio do incentivo à reciclagem e a economia circular.
A ação ocorre nas 11 casas So+ma estrategicamente instaladas na cidade. A campanha foi realizada entre os dias 1º de setembro e 11 de outubro, com o objetivo de aumentar a visibilidade da reciclagem do vidro e promover uma mudança de hábitos essenciais para ampliar a coleta deste tipo de matéria-prima. Durante a iniciativa, a cada quilo de vidro entregue para reciclagem, o participante recebia até três vezes a pontuação para resgate de benefícios. Além disso, ao indicar uma nova pessoa para entregar recicláveis nas unidades, os pontos também triplicavam.
“Nas localidades em que atua, a So+ma realiza um trabalho minucioso de articulação para fechar a circularidade do vidro e reduzir custos de prefeituras com a sobrecarga de aterros. Em Salvador, não foi diferente, tivemos um papel decisivo na garantia da circularidade do vidro ao conectar poder público, recicladores e cooperativas. O sucesso desse trabalho fica claro com o resultado da nossa última campanha, que recolheu 39 toneladas do material em apenas 41 dias”, destaca Cláudia Pires, CEO da So+ma.
Troca de pontos – Por meio do aplicativo, os participantes acumulam pontos e trocam os créditos por benefícios, como cursos profissionalizantes, descontos no comércio, alimentos e itens de higiene. Também é possível optar por transferir os pontos para instituições sociais. O usuário ainda recebe um extrato ambiental individualizado e, com os dados em mãos, tem clareza do próprio impacto e contribuição positiva, sentindo-se empoderado do seu potencial de transformação.
A coordenadora do Projeto Cidade Circular da Secis, Natália Martins, explica que Salvador está cada vez mais atenta ao propósito da economia circular. “A economia circular possui um conceito que traz muitos benefícios, contribuindo não só para a preservação da natureza, mas também para a saúde e bem-estar do cidadão soteropolitano. É um orgulho perceber a capital baiana como um destaque positivo, em todo o país, dentro desse tema”, relata.
Unidades – Espaço Wilson Son´s (Avenida Engenheiro Pontes, 97); Cajazeiras (Campo da Pronaica); Iguatemi/Walmart (Av. Antônio Carlos Magalhães, 3650); Imbuí (Praça do Imbuí – Avenida Jorge Amado); Mussurunga/Assaí (Rua Professor Plínio Garcez de Sena, 1240); Patamares (Avenida Ibirapitanga, Patamares – Em frente à Escola Pan Americana da Bahia, ao lado da parada de ônibus); Periperi (Praça da Revolução); Pilar (Rua do Pilar, Comércio); Pituba (Praça Ana Lúcia Magalhães); Ribeira (Largo do Papagaio); Rio Vermelho (Vila Caramuru – Praça Caramuru, 2); Stella Maris (Praça de Stella Maris, Alameda Praia de Guaratuba, s/n).
A maioria das unidades funciona das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda à sexta; e das 9h às 13h, aos sábados. Além de Salvador, também participaram as cidades de Camaçari (BA), Goiânia (GO), Campo Largo (PR) e Curitiba (PR).
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS
Reportagem: Letícia Silva/Secom PMS