Baianos e turistas têm feito o dever de casa quando o assunto é prevenção. Somente no último sábado (18), terceiro dia de Carnaval, mais de 16 mil preservativos femininos e masculinos foram distribuídos nos postos de testagem rápida para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) montados pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Saúde do Estado, em Salvador.
Nos espaços localizados na Avenida Milton Santos, em Ondina, e na Avenida Centenário, na Barra, o folião pode retirar preservativos femininos, masculinos e lubrificantes, além de realizar testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais. Somente no sábado, as unidades distribuíram 14.600 preservativos masculinos, 1.600 femininos e 1.200 lubrificantes.
Secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana lembra que o HIV cresce mais entre os jovens brasileiros, sendo a maioria dos casos registrada na faixa de 20 a 34 anos. “Esses números são muito representativos, pois deixam claro que o folião tem se preocupado com a saúde e a nossa mensagem é essa: se divirta com segurança. A camisinha é o meio de prevenção mais eficaz no controle de IST entre a população sexualmente ativa. Seguimos com as ações não só na capital, mas também no interior do estado, através do posto montado em Porto Seguro”, destaca a secretária.
Confira a localização dos postos:
Posto 1 – Avenida Centenário, na Barra, atendimento das 16h às 2h
Posto 2 – Avenida Milton Santos, em Ondina, atendimento das 16h às 2h
Posto 3 – Passarela do Descobrimento, Porto Seguro, atendimento das 16h às 2h