Uma advogada foi presa em flagrante, no início da manhã deste sábado (18), no circuito Osmar, durante segundo dia de folia, após proferir injúrias raciais contra uma oficial da Polícia Militar em serviço na folia.
A policial orientava a mulher, que tentava deixar um copo em um dos muros do posto policial. Insatisfeita com a orientação, a mulher começou a violência contra PM com ofensas racistas.
A mulher foi presa em flagrante e conduzida à Central de Flagrantes, na avenida Centenário, na Barra. Na unidade, ela continuou as ofensas contra os policiais.
A agressora foi autuada por injúria racial, crime equiparado ao Racismo, e desacato a autoridade. Ela foi encaminhada para a Dercca e, após, para o Departamento de Polícia Técnica, onde passou por exames de corpo delito. A presa passará por Audiência de Custódia.
Ações de combate ao Racismo
A Superintendência de Prevenção à Violência da Secretaria da Segurança Pública desenvolveu uma cartilha de orientação para os foliões que forem vítimas destes crimes. O atendimento pode ser feito em qualquer posto policial.
A Polícia Civil da Bahia também disponibilizou uma unidade do Serviço Especializado de Respeito a Grupos Vulnerabilizados e Vítimas de Intolerância e Racismo (Servvir/ Comércio).