Mais uma edição da Feira de Saúde e Cidadania, promovida pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) foi realizada nesta sexta-feira (16), desta vez no Centro Social Urbano (CSU) do Nordeste de Amaralina, em Salvador.
A ação ofereceu para a população consultas com Oftalmologistas, Fisioterapeutas, Nutricionistas e Podólogo, além de exames de mamografia e eletrocardiograma, aferição de pressão arterial e glicemia. Além disso, a feira realizou marcação de cirurgia de diversos tipos, como catarata, hérnia, vasectomia, entre outras modalidades.
Presente no local, o secretário da SJDHDS, Carlos Martins, destacou a relevância da feira de saúde e parabenizou a equipe organizadora.
“Uma iniciativa essencial promovida pelos CSUs da SJDHDS. Garantir o cuidado da saúde e o acesso aos direitos básicos para a população é um dever fundamental. Parabéns a toda equipe dos CSUs e demais profissionais envolvidos nessa ação”, destacou o secretário.
Na oportunidade, também foi feito testagem de HIV, reforçando o Dezembro Vermelho, que marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
“A feira promovida aqui hoje é o fechamento das nossas ações de saúde e cidadania do ano, nos Centros Sociais Urbanos. Durante a ação, nós também estamos trabalhando a conscientização da prevenção e combate ao HIV, de modo que estamos no Dezembro Vermelho e devemos sempre abordar esse tema”, explicou Glayce Albernaz, coordenadora de Administração dos Centros Sociais Urbanos da SJDHDS.
Rosangela Santos foi à feira em busca de realização de exames e elogiou a ação. “Essa feira de saúde é muito importante para as pessoas que precisam de atendimento para a saúde. Eu sou uma delas, estou aqui para fazer revisão de exame de eletrocardiograma e ter esse atendimento de qualidade é maravilhoso”, declarou.
“Essa ação é muito importante para a nossa comunidade, porque oferece diversos serviços. Hoje serei atendida pelo oftalmologista, está sendo incrível estar aqui, atendimento nota dez”, declarou ngela Maria, moradora do Nordeste de Amaralina e frequentadora do CSU.
A ação também realizou a emissão de documentos como habilitação de casamento; certidão de nascimento; CPF; encaminhamento para exames de DNA. Profissionais também estiveram no local para tirar dúvidas sobre benefícios previdenciários, como auxílio doença, auxílio acidente, auxílio reclusão, auxílio por morte, salário maternidade.
O evento foi realizado pela SJDHDS e conta com o apoio do Instituto Cuidar, Instituto Amarelo, ACC, SAEB, Polícia Militar, Hebron/ ETSEL, Casa da Cidadania, IBCM e o Centro Estadual em Educação Profissional – CEEP Carlos Santana.