Com o objetivo de reinserir edificações no cotidiano de Salvador (BA), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo, recuperou dois edifícios históricos localizados na Ladeira de São Bento para implantação da nova sede da Biblioteca Anísio Teixeira. A cerimônia de entrega da obra de restauração aconteceu nesta segunda-feira (12), às 14h, na Ladeira de São Bento.
Foram investidos mais de R$ 8,5 milhões na intervenção, oriundos do Fundo de Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A obra contemplou a restauração integral das edificações, adequou o monumento às normas de acessibilidade universal, e incluiu, dentre outros espaços, sala de exposições temporárias, salas multiuso, setor infantil, auditório, café e área de convivência.
Os imóveis de propriedade de Adriano Rodrigues Viana, foram doados ao Governo do Estado da Bahia com a condição de que abrigasse, obrigatoriamente, funções educacionais ou culturais. A requalificação do Iphan possibilitou que o uso cultural do espaço fosse retomado.
Biblioteca Anísio Teixeira
A biblioteca foi criada em 1948 e possui cerca de treze mil obras em seu acervo. Desde sua fundação, cumpre seu papel de preservar e divulgar a memória do Centro Histórico e Comercial de Salvador. Além disso, promove atividades culturais como oficinas, palestras, exposições, exibição de vídeos e encontros com escritores e cursos de Libras. A Biblioteca é também referência no atendimento aos deficientes auditivos com atividades diárias especiais voltadas para esse público.
As edificações geminadas estão situadas na Avenida Sete de Setembro, antiga Ladeira de São Bento, área central de Salvador. O novo espaço comporta todas as atividades do equipamento pertencente à Fundação Pedro Calmon, responsável por sua gestão.