A segunda fase da “Operação Cold” cumpre mandados de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira (16), na cidade de Piatã, a 576 quilômetros da capital, contra suspeitos de atuarem em uma milícia da região. Na primeira etapa realizada em outubro deste ano, dois policiais militares foram presos, ambos acusados de homicídio.
A ação conjunta é deflagrada por equipes da Força-Tarefa de Combate a Grupos de Extermínio e Extorsão Mediante Sequestro da Secretaria da Segurança Pública, através da Corregedoria Geral, do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e da Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp), ambos do Ministério Público (MP).
Os mandados foram expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Piatã.
Modo de atuação
A dupla é suspeita de integrar uma milícia que atua no município de Piatã e cidades vizinhas. As investigações apontam que o grupo cometia assaltos à comerciantes, forçando os empresários a contratar serviços de segurança particular.
Além dos dois PMs presos na primeira fase, outras quatro pessoas, essas apontadas como mandantes, também foram capturadas. Um quinto integrante do bando segue foragido.