O volume de serviços na Bahia em outubro de 2022 retraiu 1,8%, na comparação com setembro de 2022, na série com ajuste sazonal. As informações com foco no segmento baiano, analisadas nesta terça-feira (13) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan), constam na Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE.
O volume de serviços na Bahia avançou 5,6%, em relação ao mês de outubro do ano anterior. Quatro das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Outros serviços (29,4%) que contabilizou a variação positiva mais expressiva. Seguidas pela atividade de Serviços profissionais, administrativos e complementares (9,9%). Depois Serviços prestados às famílias (7,6%). Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (5,7%). Por outro lado, apenas Serviços de informação e comunicação (-3,9%) contribuiu negativamente.
No acumulado de janeiro a outubro de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior, o volume avançou 7,9%, impulsionado pelas atividades de Serviços prestados às famílias (37,3%). E, no acumulado dos últimos 12 meses, em relação ao mesmo período do ano anterior, expandiu 7,1%, impulsionado também pelas atividades de Serviços prestados às famílias (38,6%).
A receita nominal de serviços na Bahia cresceu 11,0% em relação ao mês de outubro ano anterior. Quatro das cinco atividades puxaram a receita de serviços para cima, com destaque para as atividades de Outros serviços (39,1%) que contabilizou a variação positiva mais expressiva. Seguidas pela atividade de Serviços profissionais, administrativos e complementares (15,0%). Depois Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (12,7%). Serviços prestados às famílias (12,6%). Por outro lado, apenas Serviços de informação e comunicação (-5,3%) contribuiu negativamente.
No acumulado de janeiro a outubro de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior, a receita nominal avançou 19,0%, impulsionado pelas atividades de Serviços prestados às famílias (45,4%). E, no acumulado dos últimos 12 meses, em relação ao mesmo período do ano anterior, expandiu 17,8%, impulsionado também pelas atividades de Serviços prestados às famílias (46,6%).
O volume das atividades turísticas na Bahia avançou 1,3% em outubro de 2022
Em outubro de 2022, o índice de volume das atividades turísticas no Brasil caiu 2,8% frente ao mês imediatamente anterior, eliminando, assim, boa parte do ganho verificado no período julho-setembro (3,0%). E, a Bahia avançou 1,3% e contabilizou taxa superior à média nacional.
No volume das atividades turísticas, quando comparado com o mês de outubro do ano anterior, o Brasil cresceu 16,1%, 19ª taxa positiva seguida, impulsionado pelo aumento na receita de empresas de locação de automóveis; restaurantes; transporte aéreo; serviços de bufê; rodoviário coletivo de passageiros e hotéis. Nessa análise a Bahia seguiu o mesmo comportamento e cresceu 11,6%.
No acumulado de janeiro a outubro de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior, o volume da Bahia avançou 28,7%. E, no acumulado dos últimos 12 meses, em relação ao mesmo período do ano anterior, expandiu 30,5%.
Em relação a receita nominal das atividades turísticas na Bahia, cresceu 1,0%, frente ao mês imediatamente anterior. Expandiu 19,7% em relação a outubro de 2021. No acumulado de janeiro a outubro de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior, avançou 50,9%. E, no acumulado dos últimos 12 meses, em relação ao mesmo período do ano anterior, expandiu 51,5%.
Fonte: Ascom/SEI