O Museu do Mar Aleixo Belov, localizado no largo do Santo Antônio Além do Carmo (Centro Histórico de Salvador), funcionará normalmente nesta quinta-feira, 8, durante o feriado de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Nesse dia, o público poderá visitar o local, das 10h às 18h, com entrada permitida até as 17h, para conferir o acervo do espaço, além da exposição inédita “Velas do Mundo”, do renomado fotógrafo, etnólogo, antropólogo e escritor francês Pierre Verger (1902 – 1996).
A mostra, comemorativa ao aniversário de 1 ano do espaço cultural e educacional idealizado pelo velejador Aleixo Belov, traz 19 fotografias de saveiros e veleiros feitas em diversas partes do mundo, como em Porto Saíde (Egito), Pointe-à-Pitre (Guadalupe), Tiquina (Bolívia), Xangai (China), Veneza (Itália), Tahiti (Polinésia Francesa), Hoi An e Da Nang (Vietnã), além de imagens de Belém (Pará), Olinda (Pernambuco), Salvador e Recôncavo baiano. Há também dois audiovisuais sobre as viagens de Verger.
Já na sexta, 9, o museu estará fechado por conta da partida do Brasil contra a Croácia, válida pelas quartas de final da Copa do Mundo. O local voltará a abrir para o público no sábado, 10, e domingo, 11, também das 10h às 18h. No sábado, os visitantes, além de acompanhar a exposição, poderão participar, com a criançada, de uma atividade lúdica de caça ao tesouro com fotografia, às 15h.
Museu do Mar Aleixo Belov
Localizado em um casarão amarelo de três andares que mistura arquitetura clássica com moderna no Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, o Museu do Mar Aleixo Belov guarda relíquias adquiridas durante as seis viagens que o velejador fez pelo mundo, sendo três delas em solitário no veleiro “Três Marias”. Essa embarcação é o pilar central do equipamento cultural, que funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, com acesso permitido até as 17h. O ingresso custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Crianças de até 5 anos não pagam. Nas quartas, o acesso é gratuito.
Foto: Adson Almeida/ Divulgação