Canto para Não Chorar: Arelys Henao é uma série colombiana de drama e romance musical que chegou totalmente de surpresa na Netflix e é a dica perfeita para quem gosta de séries longas e passar dias acompanhando e se envolvendo na história.
Na série, no mundo em que Arelys vivia, as mulheres não podiam cantar. Mas ela se comprometeu a usar a música para dar voz às mulheres colombianas.
Arelys Henao é uma cantora colombiana conhecida como a Rainha da Música Popular, que começou a cantar quando tinha apenas 10 anos de idade. A série foi ao ar na Colômbia pela Caracol Televisión em janeiro de 2022.
O elenco conta com Mariana Gómez, José Ramón Barreto, Yuri Vargas, Juan Sebastián Calero e Luis Eduardo Motoa.
Canto para Não Chorar: Arelys Henao tem ao todo 61 episódios e está completa na Netflix.
A série é baseada em uma história verdadeira?
Sim, Canto para Não Chorar: Arelys Henao é inspirado em uma história real. Escrito por Mayra Alejandra Henao e Ángela Milena Ardila, o roteiro fictício da série é baseado na vida da cantora e compositora Arelys Henao.
O drama biográfico retrata a jornada de Arelys Henao desde quando ela era uma jovem até quando ela se tornou uma musicista célebre. A história aborda eventos significativos em sua vida e descreve como eles moldam Arelys. Em entrevista à Vea Magazine , Arelys descreveu como a série é uma homenagem a todas as mulheres que enfrentaram a violência e diversas outras adversidades.
Ela também mencionou que o conto é um testemunho do que ela superou e como é uma das maiores conquistas de sua vida.
Arelys nasceu de um fazendeiro em uma pequena aldeia chamada La Ermita, que faz parte do município de Sabanalarga, no oeste de Antioquia.
Devido à sua difícil situação financeira, Arelys não conseguiu concluir seus estudos. O músico trabalhou em vários empregos e vendeu vários itens para sobreviver. À medida que crescia, as circunstâncias a levaram a se mudar para cidades e regiões onde ela viu e experimentou a violência e teve que lutar por sua sobrevivência. Enquanto estava presa nessa escuridão por vários anos, ela sabia que a música era sua única esperança.
No entanto, mesmo quando a cantora obteve sucesso, ela continuou enfrentando dificuldades. Em 2014, Arelys foi diagnosticada com câncer de tireoide e poderia ter perdido a vida.
Mas, após uma cirurgia complexa, ela voltou aos palcos e nunca mais precisou olhar para trás. Em sua carreira de mais de 20 anos, Arelys foi indicada quatro vezes (até 2022) para o Nuestra Tierra Awards nas categorias Melhor Performance Feminina e Melhor Artista Feminina. Hoje Arelys Henao é conhecida como ‘A Rainha da Música Popular’.
A jornada de Arelys Henao é repleta de pontos baixos, mas a cantora sempre supera seus desafios.
Canto para Não Chorar: Arelys Henao retrata isso de maneira autêntica e destaca que nos momentos mais sombrios, há uma pequena luz de esperança. Assim, para reiterar, Canto para Não Chorar: Arelys Henao da Netflix é uma série biográfica fictícia inspirada na vida da cantora e compositora Arelys Henao.