Neste sábado (26), às 14h30, o Univerciência traz uma pesquisa que investiga os principais períodos em que ocorrem os incêndios florestais, novidades sobre a época de visitação das baleias no litoral brasileiro e novas espécies de lagartos descobertas no nordeste. E ainda o idioma ‘Nheengatu’, derivado do Tupi, que já foi a língua mais falada no norte do Brasil. Sempre aos sábados, o Univerciência é exibido também em horário alternativo às segundas-feiras, às 20h, e às quintas-feiras, às 18h.
O programa deste sábado é uma homenagem ao professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), que faleceu recentemente, Júlio Baumgarten. Na reportagem, Júlio compartilha todo seu conhecimento e experiência a respeito das baleias jubarte. As águas mornas do litoral brasileiro são um grande atrativo para essas baleias, que todos os anos deixam a fria Antártida para se reproduzir e amamentar na costa marítima do Brasil. Integrantes do projeto ‘Baleias na Serra’ da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, pesquisam o comportamento das jubarte durante a temporada de reprodução na região de Serra Grande, no sul da Bahia.
Com a chegada do verão, a estação mais quente do ano, o alerta para queimadas se acende. Os pesquisadores do Instituto Federal Baiano (IFBAIANO) examinam quais períodos do ano e quais locais estão mais suscetíveis a serem atingidos por incêndios florestais e quais os impactos podem ser deixados na fauna, flora e em todo ecossistema do estado da Bahia.
Lagartos que podem medir até 17 centímetros de comprimento entre o focinho e cauda, foi o que os pesquisadores da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) encontraram na fauna nordestina. São duas novas espécies de lagartos presentes na região. Os animais, que ainda não tinham sido catalogados, possuem tamanhos e fatores genéticos diferentes das espécies já conhecidas.
Atualmente, com cerca de 6 mil falantes, o ‘Nheengatu’ já foi o idioma mais utilizado no norte do Brasil. Para contribuir com os estudos sobre esse idioma nativo, pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) estão desenvolvendo softwares que vão permitir fazer traduções de textos do idioma.
Primeiro programa brasileiro de TV e Internet dedicado à popularização da ciência produzida no nordeste brasileiro, o Univerciência foi criado em 2020 pela TV UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), e transformou-se, a partir da parceria entre a TVE Bahia e 40 instituições públicas de ensino superior de toda a região, em um conteúdo colaborativo com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em TVs públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.
O programa pode ser assistido em diferentes dias e horários nas diversas emissoras de TV aberta, em 12 estados brasileiros, além do Canal Saúde, do Canal Educação da TV Brasil e do Canal Futura, e é disponibilizado semanalmente na Internet por TVs e universidades participantes, alcançando juntos cerca de 100 milhões de pessoas. Entre estudantes, docentes e técnicos, o Univerciência conta com instituições integradas por mais de 800 mil pessoas, com um alcance de mais de 8 milhões de pessoas nas redes sociais.