Após a viralização de um vídeo no qual um funcionário da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) ter sido flagrado retirando de um muro cartazes de campanha do candidato petista, Jerônimo Rodrigues, e deixado os de ACM Neto (UB), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) determinou a suspensão da veiculação de propagandas da Prefeitura de Salvador até o domingo da eleição e obrigou a empresa a dar tratamento isonômico às publicidades dos dois candidatos.
O caso veio a público nesta quinta-feira (27) e em seguida a Limpurb se manifestou, alegando que “houve equívoco”. Em nota a empresa afirmou que “é improcedente a alegação de que o referido funcionário foi orientado a retirar materiais de campanha de apenas um partido”.
Nas imagens, o o homem, que não foi identificado, confirmou que recebeu ordens da Prefeitura, mas a Limpurb negou e disse que houve um equívoco.
Na decisão, o TRE determinou o tratamento isonômico às propagandas das duas candidaturas, sob pena de aplicação de multa diária de R$ 10 mil. Em relação à proibição da veiculação de publicidade da Prefeitura, a pena também é de R$ 10 mil em caso de descumprimento. A Limpurb, no entanto, tem um prazo de cinco dias para apresentar defesa sobre o caso.