O vereador de Salvador e deputado estadual eleito Emerson Penalva (PDT) propõe um Projeto de Lei PLE-229/2022 para instituir no Calendário Oficial de Eventos do Município, o Torneio Taça das Favelas, organizado pela Central Única das Favelas (CUFA), a ser realizado no mês de junho.
“O projeto de iniciativa da CUFA tem como objetivo promover e conscientizar a inclusão social através do esporte, bem como, promover a integração das comunidades da capital. Além disso, a ideia do torneio, presente em diversas capitais do Brasil, ressignifica e fortalece o território e a autoestima da juventude das favelas e dos núcleos residenciais”, destacou Penalva.
A Taça das Favelas começou no Rio de Janeiro, em 2012. Atualmente, mais de 100 mil jovens participam, desde as peneiras iniciais nas comunidades até a final nos Estados onde a competição é realizada. É o maior torneio entre favelas do mundo e, além de promover a inclusão e integração social, também revela jovens talentos para o futebol.
“Este é um projeto muito importante para o fomento à prática de esportes, e consequentemente ao desenvolvimento dos jovens soteropolitanos”, pontuou o vereador, que durante seu mandato buscou fortalecer a pauta no município.
Vale lembrar, que este é o primeiro projeto de Penalva em parceria com a CUFA, após a entrega do título de cidadão soteropolitano ao presidente da organização, o empreendedor social, Francisco José Pereira de Lima, mais conhecido como Preto Zezé. O título foi concedido por Penalva, em setembro deste ano.