O espetáculo teatral “Namíbia, Não!” completou 10 anos de história e comemorou o marco com uma temporada especial, neste último mês de agosto, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA). Foi também no TCA que, em março de 2011, se deu a estreia da peça, o primeiro espetáculo adulto dirigido por Lázaro Ramos. Para contar de toda esta trajetória, o dramaturgo e ator Aldri Anunciação é convidado do projeto “Conversas Plugadas”, onde vai relatar toda a experiência desta produção: desde sua escrita até a adaptação para o cinema, com o filme “Medida Provisória”, também dirigido por Lázaro Ramos. A mediação será dupla, com a artista Laís Machado e a jornalista Luana Assiz. O evento acontece no dia 13 de setembro (terça-feira), às 19h, na Sala do Coro do TCA, com entrada gratuita.
Aldri Anunciação venceu o Prêmio Jabuti de Literatura (2013) pelo livro “Namíbia, Não!”, publicado pela Edufba. Dramaturgo, roteirista, ator e apresentador de TV, também lançou recentemente o livro “A Trilogia do Confinamento” (Ed. Perspectiva). Coleciona prêmios como o de Melhor Ator no Festival de Cinema de Brasília (2018), Melhor Roteiro no Indie Film Festival de Memphis, Prêmio Manuel Barba de Melhor Roteiro no Festival de Huelva na Espanha, como corroteirista do filme “Medida Provisória”, e Comenda do Mérito Cultural em 2014. Apresenta e roteiriza os programas “Conexão Bahia” e “Conversa Preta”, na TV Bahia, afiliada da Rede Globo. Defendeu doutorado em dramaturgia com a tese “A poética da discordância: autodescolonização do autor através da descolonização da personagem de ficção”, na Universidade Federal da Bahia.
Com texto de Aldri, que também atua na montagem, “Namíbia, Não” narra a história de André e Antônio, advogados que são surpreendidos por uma Medida Provisória do governo brasileiro, que obriga a todos os cidadãos com características que indiquem uma ascendência africana a regressarem a seus pretensos países de origem. Todos devem ser capturados e devolvidos às nações de África, sob o pretexto de “corrigir” o erro histórico da escravização dos africanos nas terras brasileiras. A partir daí, a narrativa se desenrola, contando a história de um Brasil do futuro, numa realidade distópica. Ao longo de 10 anos, quase 1 milhão de pessoas assistiram à peça.
MEDIADORAS
Laís Machado – Atriz, artista visual, crítica teatral, produtora e feminista, é natural de Salvador, onde vive e trabalha. Desenvolve projetos autorais nas artes cênicas, performance-arte, instalação, fotografia e audiovisual. Explorando os limites do corpo atlântico, investiga o transe e o fluxo como meio de produção de presenças. Em 2017, fundou, com o artista Diego Araúja, a Plataforma ÀRÀKÁ, que tem estabelecido conexões entre artistas experimentais negros diaspóricos e africanos. Em 2018, idealizou e coordenou o Fórum Obìnrín – Mulheres Negras, Arte Contemporânea e América Latina.
Luana Assiz – Jornalista, com 14 anos de atuação, formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pós-graduada em Jornalismo Científico e Tecnológico também pela UFBA. Apresentadora e repórter da TV Bahia, atualmente no núcleo de Entretenimento, já apresentou todos os jornais da emissora. Como repórter, participou da equipe especial de cobertura do Carnaval Globeleza 2020, fez reportagens para o Fantástico e para o Encontro com Fátima Bernardes, bem como entradas ao vivo para a Globo News e programas nacionais. Foi apresentadora e repórter da TVE Bahia. Foi apresentadora e editora nas rádios Band News FM e CBN. Trabalhou em projetos de comunicação e audiovisual em Angola (2017 e 2018). Idealizadora do Canal Vrá, no YouTube, projeto de entrevistas sobre feminismo e antirracismo, com produção em Salvador e Angola durante o ano de 2017.
CONVERSAS PLUGADAS
Criado em 2007, o “Conversas Plugadas” proporciona aos profissionais, pesquisadores e estudantes de artes, bem como ao próprio corpo técnico do TCA, o contato direto com nomes de excelência dos diversos campos artísticos, em âmbito nacional e internacional. O projeto, assim, se alinha ao foco do Teatro Castro Alves de incentivar atividades de formação e desenvolvimento técnico de profissionais da cultura.
Teatro Castro Alves apresenta
“Conversas Plugadas”
Aldri Anunciação
Mediação: Laís Machado e Luana Assiz
Quando: 13 de setembro de 2022 (terça-feira), 19h
Onde: Sala do Coro do Teatro Castro Alves
Quanto: Gratuito
PROTOCOLOS COVID-19
Para entrar no Complexo do TCA, é exigida a comprovação da vacinação contra a Covid-19, inclusive com a dose de reforço da vacina para todo o público alcançado por esta etapa da Campanha de Imunização. Crianças de 5 a 11 devem ter tomado ao menos a primeira dose da vacina, observado o prazo de agendamento para a segunda dose. Saiba mais em www.tca.ba.gov.br/oteatro/covid19.