Os 29 alunos do curso de formação de soldados do 8º Batalhão da Polícia Militar foram contemplados pelo treinamento especial sobre o uso de cães de Mantrailing, técnica que consiste em buscar pessoas por meio de odor específico, na localização de desaparecidos e foragidos da Justiça. A capacitação aconteceu entre os dias 20 e 24 de dezembro, na sede do 8º BPM, em Porto Seguro.
O objetivo é que os futuros soldados da Polícia Militar da Bahia estejam cientes das possibilidades de emprego dos cães e possam aprimorar o nível de atuação nas demandas de policiamento. As lições foram ministradas pela dupla de especialistas no treinamento com cães policiais, a Presidente do Grupamento de Busca e Resgate Brasil (GBRBrasil) e integrante da Virgínia Bloodhound Search and Rescue (VBSAR), Ana Beatriz Albernaz, e o sargento da PM-SP, Ataíde Andrade.
“A técnica dá condições do cão localizar a pessoa através de qualquer artigo de odor que ele deixe no local como uma camisa, um boné ou até mesmo um estojo utilizado em algum homicídio. E a gente pode conseguir identificar o autor do crime por meio daquele estojo que ficou no chão, então são muitas possibilidades”, detalhou o comandante da unidade, coronel Alexandre Costa de Souza.
Após a formatura, prevista para o mês de março, os alunos atuarão na região sul da Bahia com o conhecimento a mais na técnica utilizada pela Companhia de Operações com Cães (COC) do Batalhão de Choque da PM.