Na sua 39ª edição, o tradicional torneio internacional de tênis Bahia Juniors Cup acontece a partir deste sábado (9), às 8h, no Clube Bahiano de Tênis, na Graça, em Salvador. Cerca de 280 atletas de seis países (Argentina, Brasil, Escoláquia, Estados Unidos, Itália e Luxemburgo) estarão disputando as variações de simples e duplas nos naipes masculinos e femininos nas categorias sub-12, sub-14, sub-16 e sub-18.
Um dos principais eventos juvenis na revelação de talentos para o tênis nacional e na pontuação dos rankings nacionais e internacionais segue até o próximo domingo (17), com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e a organização da Federação Bahiana de Tênis (FBT). A entrada é gratuita para o terceiro evento mais importante do calendário brasileiro.
Diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto comemora mais um evento internacional de tênis em solos baianos graças ao fomento da autarquia estadual. “O Bahia Juniors Cup já é um acontecimento para o tênis juvenil baiano e brasileiro, tanto para os atletas como para os amantes da modalidade. Ver nossos baianos competindo com os melhores do mundo e do país em casa é algo único. A Sudesb segue apoiando os eventos nacionais e internacionais, assim como é com o tênis e o beach tennis, que trouxemos torneios internacionais das categorias de base e profissional com frequência nos últimos anos”, afirma.
A categoria mundial até 18 anos terá a valiosa pontuação J100, válido pela Federação Internacional de Tênis (ITF), assim como as categorias 16 e 14 anos, que distribuem pontuação para o ranking sul-americano da Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat). As categorias 12 anos e Tennis Kids, que distribuem pontuação para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), serão jogadas entre os dias 13 e 17.
Baianos – Na categoria mundial, que teve recentemente João Fonseca como campeão, conquistando seu primeiro título juvenil, destaques para os baianos Victor Rocha e Nathalia Tourinho. Natália nasceu em São Paulo, mas é neta de Luis Tarquínio, um dos fundadores do Bahia Juniors Cup e que foi presidente do Bahiano de Tênis. Ela jogará pela primeira vez a chave dos 18 anos com apenas 13 de idade. A jogadora já marcou seus primeiros pontos no ranking mundial recentemente.
Já Victor Rocha desponta como um dos principais nomes da Bahia na categoria principal. Apoiado pelo programa de incentivo ao esporte do Governo do Estado – o FazAtleta, ele busca aproveitar que treina no local da competição e o histórico de disputas nos anos anteriores para chegar longe. Além dele, outros atletas que vão jogar o torneio são contemplados pelo FazAtleta, como Gabriela Bettoni, Karoline Oliveira e João Carqueja, e pelo Bolsa Esporte, como Alice Vitória, Bernardo Belitardo, Heitor Magalhães e João Aquino.
Entre os homens, o principal favorito é João Lago, campeão do J200 de La Paz, na Bolívia, há poucas semanas. Enzo Vargas é o segundo favorito. Livas Damázio, de apenas 14 anos, primeiro sul-americano nascido em 2010 a vencer um ITF, em Foz do Iguaçu (PR), será outra atração. Ele jogou Wimbledon na categoria 14 anos e foi vice-campeão mundial pelo Brasil este ano em Prostejov, na República Tcheca. Entre as meninas, a eslovaca Yasmin Vavrova será a principal favorita seguida pela brasileira Yasmin Costa, Gabriela Cho e a argentina Lara Quaglia.
Revelação de talentos – O Bahia Juniors Cup é um grande celeiro de talentos do tênis brasileiro. Foi o palco da primeira conquista juvenil de João Fonseca, em 2021, aos 15 anos de idade. O atleta faturou o US Open juvenil no ano passado e hoje desponta como um dos maiores talentos do tênis mundial.
Em 2017, Thiago Wild foi campeão do torneio também no Bahiano de Tênis, em final contra Sebastian Baez. Wild foi campeão do US Open juvenil em 2018 e hoje é o número 1 do Brasil no profissional, 80º do mundo e mais jovem brasileiro a vencer um torneio ATP, em Santiago, no Chile, em 2020.
A competição ainda teve Gustavo Kuerten campeão na categoria 16 anos em 1993 em final épica contra o baiano Duda Catharino, hoje o diretor do evento e presidente da FBT. Outros nomes revelados foram Fernando Meligeni, Marcelo Melo, Teliana Pereira, entre outros.
“Mais uma edição desse que é um dos mais tradicionais torneios juvenis do país. Por aqui passaram os maiores ídolos do tênis nacional, alguns mundiais, e desta vez não esperamos algo diferente. Temos orgulho de ser um celeiro de craques e estamos chegando na 40ª edição, o que diz muito sobre esse evento. Tudo graças aos nossos grandes parceiros, entre eles a Sudesb e a Setre, que apoiam integralmente o tênis e o esporte baiano como um todo”, relata Duda, organizador do evento e presidente da FBT.
Fonte: Ascom/Sudesb com informações de Gallas Press/FBT