Na tarde de quarta-feira (11), estudantes dos colégios estaduais dos municípios de Salvador, Pojuca, Madre de Deus e Camaçari soltaram a voz na Etapa Macrorregional do 1º Festival da Voz Estudantil da Bahia (Conecta Voz). A apresentação das 12 composições inéditas dos estudantes do Núcleo Territorial de Educação da Região Metropolitana de Salvador (NTE 26) foi acompanhada por um público que aplaudiu a iniciativa no Cineteatro 2 de Julho, na sede do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), no bairro da Federação, em Salvador.
A proposta inovadora, destinada a valorizar o talento musical dos estudantes da rede estadual de ensino, está integrada ao Festival Anual da Canção Estudantil (Face), um dos projetos estruturantes da Secretaria da Educação do Estado (SEC). A gestora da pasta, Rowenna Brito, destacou na abertura do evento, o potencial dos estudantes da rede estadual e, na oportunidade, reiterou o anúncio já realizado pelo governador Jerônimo Rodrigues de, já para o próximo ano, incluir uma categoria para os estudantes da Bahia no Festival de Música da Educadora FM.
“Acompanho de perto o talento de nossos meninos e meninas. Sabemos o quanto são potentes. E hoje com os olhos brilhando, vou assistir as apresentações, que também estão sendo transmitidas pela TV Conexões. É uma festa da Educação para nossa juventude baiana. Como é bom poder escutar nossos estudantes. O que está escrito nas letras são seus sonhos, suas histórias e queremos valorizar cada vez mais isso”, ressaltou.
Pedro Artur Simões Silva, 12 anos, é o mascote entre os 12 finalistas desta etapa. Estudante do Colégio Estadual José Dias de Sales, do bairro Jardim Cajazeiras, em Salvador, sua música ‘A Fila Anda’ levantou a plateia, que repetiu o refrão e aplaudiu de pé a composição. Inspirado numa desilusão amorosa, Artur quis passar a mensagem: “Se você não gosta de uma pessoa que está gostando de você, seja sincero, não a deixe se iludir. Ainda pode ficar a amizade”.
Um dos vencedores desta etapa foi o estudante Taylon Soares da Cruz, 16 anos, que conquistou o júri técnico com a música ‘Eis Aqui’, que conta a história da morte de um pai e seu filho, durante uma manifestação de combate ao racismo. Estudante do Colégio Estadual Lomanto Júnior, localizado no bairro de Itapuã, em Salvador, Taylon pontuou: “É uma luta válida e tem que ser assistida. Criei essa historia porque podemos até ter visibilidade ainda por causa da nossa Cultura, mas nos falta respeito. O mal tem que ser maltratado”. Pelo júri popular, a estudante Wanessa Gomes Santos, do Colégio Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhaes, de Arenoso, também localizado em Salvador, é finalista com a música ‘Salvador, Cidade do Amor’.
Organização – O Conecta Voz foi dividido em oito blocos, contemplando os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). Durante os meses de outubro e novembro ocorreram sete shows regionais, alcançando a marca de 40 mil espectadores, nas cidades sedes de Itaberaba, Barreiras, Juazeiro, Itabuna, Vitória da Conquista e Feira de Santana, onde, nesta última foram realizadas duas fases, e, agora, em Salvador.
Os dois melhores competidores de cada etapa, transmitida ao vivo pelo Canal da TV Conexão no Youtube, são selecionados por votação popular e por um júri técnico. O público pôde participar da votação reproduzindo as canções favoritas na plataforma Sua Música (playlist Conecta Voz). Os 16 estudantes que avançaram para a etapa final, vão se apresentar no próximo dia 19 de dezembro, durante o Encontro Estudantil, na Arena Fonte Nova, em Salvador.
TV Conexões- Vinculada à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, a TV Conexões busca dialogar com os estudantes das redes pública e privada de ensino, proporcionando um acervo de programas e projetos que abordam temáticas com foco pedagógico na Educação, envolvendo manifestações artísticas e culturais, conforme explica o coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os Complexos Integrados de Educação Básica (CIEBs), unidades da SEC, e diretor da TV Conexões, Robson Costa.
Fonte: Ascom/SEC