As eleições sofrerão algumas mudanças a partir deste ano. Na Bahia, por exemplo, 1.579 urnas eleitorais terão voto impresso disponível. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no Brasil 23 mil urnas terão capacidade para imprimir o comprovante de votação com os dados dos eleitores.
As seções eleitorais que devem receber os equipamentos, no entanto, ainda não foram definidas. A decisão deve ser feita pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), entre 23 de julho a 31 de agosto. A preferência, contudo, é para locais que possuam infraestrutura adequada e facilidade de acesso para suporte técnico, caso necessário.
Além dos 23 mil aparelhos com módulos de impressão, existe uma reserva de 7 mil urnas com a adaptação, caso haja necessidade de substituição das urnas.
O estado que terá o maior número de urnas eletrônicas adaptadas é São Paulo, que reúne o maior eleitorado do país. Serão 5.208 urnas. Já em Roraima, que possui o menor número de eleitores, serão 52 sessões eleitorais com aparelhos adaptados.
Fonte: Varela Notícias